Os estudantes dos três cursos da Ufla se encantaram com a visita a Usina do Funil
.
@jornaldelavras
@jornaldelavras
(35) 99925.5481
Os estudantes da Universidade Federal de Lavras (Ufla) estiveram no último dia 7, na Usina Hidrelétrica do Funil, foram 27 estudantes do curso de Engenharia Ambiental, Florestal e Ciências Biológicas, eles tiveram uma experiência inédita ao realizar uma visita técnica à Usina Hidrelétrica do Funil acompanhada pelo professor Luiz Antônio Coimbra Borges.
A visita teve início no Centro de Educação Ambiental (CEA), onde os alunos assistiram a um vídeo institucional da Aliança Energia e receberam informações importantes sobre as normas de segurança da empresa. A equipe da usina, composta por Renata Mercês, analista de relacionamento com Comunidades, Diogo Lemos, analista do Meio Ambiente e Pedro Henrique, estagiário da equipe de Meio ambiente, recepcionou os universitários e apresentou os programas e projetos ambientais em andamento na empresa.
Durante a visita, eles puderam conhecer o Programa de Reflorestamento, o Sistema de Transposição de Peixes (STP), o licenciamento ambiental e outras iniciativas relacionadas à geração de energia. Na sala de controle da Casa de Força, o operador Jordano Moreira, da O&M do Funil, explicou detalhadamente o funcionamento da geração de energia aos visitantes.
A analista de Relacionamento com Comunidades, Renata Mercês, fez uma apresentação sobre os projetos sociais e ambientais da empresa, além de destacar a importância da sensibilização das pessoas para a preservação ambiental. Ela também mencionou o Programa de Educação Ambiental do Funil (PEA) e compartilhou os canais da Aliança Energia no Instagram e YouTube. Em seguida, os alunos participaram de um tour guiado pela usina.
Alisson Alves Oliveira, estudante de Engenharia Florestal, enfatizou o quanto aprendeu durante a visita, destacando o comprometimento da empresa não apenas com a produção de energia, mas também com o bem-estar da comunidade local afetada pela construção da usina ao longo dos anos.
Matheus da Silva Cunha, outro aluno da universidade, ficou impressionado em conhecer a usina de perto, já que não tinha muita experiência com empreendimentos de grande porte. Ele ressaltou a importância dessa visita para sua matéria atual, Avaliação de Impacto Ambiental, e como ela permitiu conhecer o trabalho da Aliança na avaliação dos impactos ambientais na região.
O professor Luis Antônio destacou que essa foi a quarta visita à usina e ressaltou os benefícios para a formação profissional dos alunos. Ele enfatizou a importância de ter uma vivência prática para complementar a formação teórica da sala de aula, além de permitir a troca de ideias e soluções que possam melhorar os procedimentos de licenciamento ambiental.
O CEA Funil recebe alunos do ensino fundamental, médio, técnico e superior de escolas de Lavras e região. O agendamento pode ser feito por e-mail, pelo site da Aliança Energia, através do Fale Conosco ou por telefone.
Renata Mercês esclarece que, após definir a data e o horário, o responsável pela visita receberá todas as orientações necessárias, incluindo recomendações sobre vestimentas, cuidados com a segurança e um checklist para a escola verificar as condições de transporte. Durante as visitas técnicas, são convidadas outras áreas da UHE Funil para proporcionar ainda mais conhecimento e responder às perguntas técnicas dos alunos.
"Essa visita à Usina Hidrelétrica do Funil foi uma oportunidade incrível para os alunos do curso de Engenharia Ambiental, Florestal e Ciências Biológicas da Ufla. Eles puderam aprender na prática, entender os projetos e programas da empresa, além de vivenciar de perto a geração de energia", concluiu Renata.
|
|