Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 10/07/2023 19:46 - Atualizada em: 11/07/2023 09:03
Fontes de Césio 137, furtadas em Nazareno, foram localizadas em depósito de sucatas em São Paulo
A mineradora AMG Brasil expediu hoje nota sobre o achado no depósito de sucatas

O Césio-137 é um material radioativo altamente perigoso

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A mineradora AMG Brasil divulgou nota para a imprensa comunicando que as duas fontes de Césio 137, que foram furtadas na mineradora no município de Nazareno, no Campo das Vertentes, foram encontradas num depósito de sucatas no estado de São Paulo, o material é radioativo.

A mineradora foi informada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) de que os dois equipamentos com as cápsulas de Césio 137 foram localizados e deverão ser encaminhados para a mineradora, seguindo "as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN". A Polícia Civil de Nazareno também foi informada do achado.

Confira abaixo a nota expedida hoje, segunda-feira, dia 10, pela mineradora AMG Brasil informando sobre o comunicado da CNEN:

"A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo.
Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG).
A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle.
Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comumente utilizados na indústria de mineração para medir a quantidade de minério que passa por uma tubulação durante o fluxo de produção de minério e possuem uma fonte selada de Césio-137, revestida de aço inoxidável e blindada internamente por duas outras camadas de chumbo e aço.
As fontes contidas nos equipamentos furtados são classificadas como "Categoria 5, Baixo Risco" pelas normas regulatórias; e, quando utilizadas nos medidores de densidade de polpa ou preservadas as suas características originais de proteção (blindagens e revestimento), não oferecem qualquer risco à saúde.
A AMG Brasil reafirma seu compromisso absoluto de atuar de maneira responsável e diligente perante a comunidade e lamenta qualquer preocupação que o incidente possa ter ocasionado a terceiros. Além disso, a empresa agradece a colaboração da população, bem como órgãos e entidades que têm atuado ativamente nas investigações que resultaram na bem-sucedida localização dos equipamentos".

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras