Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 09/07/2023 22:01 - Atualizada em: 10/07/2023 09:02
13º Encontro de Veículos Antigos será realizado em Lavras no próximo final de semana
Você que é colecionador de carros antigos, que é apenas admirador ou saudosista, tem um especial programa para fazer no próximo final de semana

Imagem ilustrativa

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

No próximo final de semana, nos dias e 15 e 16, sábado e domingo, respectivamente, a principal praça de Lavras, a Augusto Silva, será palco do 13º Encontro de Veículos Antigos de Lavras, uma promoção do Clube de Veículos Antigos de Lavras (CVAL), com o apoio Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Lavras através da Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura, Superintendência Municipal de Trânsito e Sul Minas Automobilismo Antigo.

O 13º Encontro de Veículos Antigos de Lavras é um evento cultural, que vai contar a história da evolução automobilística no Brasil, ele será também recreativo, pois proporcionará aos visitantes a oportunidade de fazer perguntas aos colecionadores, fotografar as máquinas antigas, além curtir um som de apresentação de bandas.

 

Se você tiver um veículo antigo, ou se tem algo que faz parte da história da evolução automobilística, como uma bomba de gasolina antiga, uma placa de uma revendedora de veículos, que possa somar a exposição, que mereça ser mostrado e quiser participar desta mostra, entre em contato com o Paulo, através do telefone: (35) 9 8432-2559; com o Wanderlei, através dos telefones: (35) 9 9205-3939 / (35) 9 9124-4377 ou com o Carlos (Mercado das Pulgas) (35) 9 9128-8265.

Nos dois dias estarão expostos os veículos antigos dos colecionadores lavrenses, aqueles que ajudam a preservar a história da evolução automobilística em Lavras, que começou no dia 23 de novembro de 1919, quando aqui chegou o primeiro automóvel, um Ford T de propriedade do coronel Aureliano de Andrade Botelho. Na época, este acontecido ganhou destaque no jornal O Município, que estampou na primeira página: "Lavras, a culta Lavras, conta em seu meio um novo melhoramento: um elegante e confortável automóvel Ford, adquirido pelo conceituado commerciante sr. Cel. Aureliano de Andrade Botelho. Como era de se prever, não deixou de causar optima impressão o apparecimento deste auto que majestosamente, desliza pelas novas ruas, nestas tardes encantadoras de novembro. Que tenha imitação a bella iniciativa do sr. Cel. Aureliano Botelho".

Já se passaram 104 anos que desfilou pelas ruas de Lavras o primeiro automóvel. A paixão dos lavrenses pelos veículos foi imediata, tanto que passados seis anos da chegada do primeiro carro a Lavras, no dia 6 de setembro de 1925, realizou-se, sob o patrocínio da Agencia Ford de Lavras, a primeira corrida de automóveis, sendo enorme a animação que todos experimentaram.

Segundo o regulamento da corrida, que foi estampado nos jornais da época, "o percurso terá uma extensão de 4 quilômetros de ida e de volta, começando no lugar denominado Carioca, indo até o Alto do Pau de Óleo e voltando ao ponto de partida. Os carros serão inspecionados por uma comissão antes da corrida e devem estar nas condições seguintes: radiador cheio, tanque de gasolina cheio, capota descida, para-brisa aberto, conduzindo além do chauffer um ajudante e ferramentas necessárias. Em caso de incidente a corrida será reiniciada. É permitida a treinagem na pista até às 11 horas e meia. Os corredores inscritos e a assistência devem se achar no lugar às 11 e meia hora. A corrida terá início ao meio dia em ponto. Há numerosos prêmios que se acham expostos na vitrine da Casa Botelho, Penna & Alvarenga. Serão aceitas inscrições até sábado, dia 5, véspera da corrida".

O vencedor foi João Goulart e o segundo colocado, Miguel Godinho. Felizmente não houve nenhum acidente, o agente da Ford Motor Company, Areolino Leite, providenciou de maneira a que tudo corresse com a maior normalidade.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras