Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 08/07/2023 15:11 - Atualizada em: 09/07/2023 17:16
Defesa Civil de Lavras percorreu os ferros-velhos orientando sobre as fontes desaparecidas de Césio-137
Polícia Federal entra no caso do desaparecimento das fontes de Césio-137

Todos os ferros-velhos de Lavras foram orientados pela Defesa Civil sobre os perigos do Césio-137 e o que fazer sobre uma possível tentativa de venda. Foto: Defesa Civil de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Polícia Federal entrou no caso do desaparecimento das duas cápsulas de Césio 137 na área da mineradora AMG Brasil em Nazareno, na região do Campo das Vertentes. A informação foi divulgada ontem, sexta-feira, dia 7, pela mineradora, visando encontrar o material radioativo.

A AMG Brasil informou que desde a última quinta-feira, dia 6, as buscas foram intensificadas com o uso de um equipamento especializado em detecção de radiação da CNEN para a localização das cápsulas de Césio 137. Foi feita um varredura em 300 hectares da área de unidade operacional da firma, localizada na zona rural de Nazareno – que alcança também o município vizinho de São Tiago. Mas "nada foi encontrado", o que reforça a hipótese de furto.

Em Lavras, a Defesa Civil visitou os ferros-velhos da cidade para esclarecer e orientar aos proprietários e funcionários sobre as providências a serem adotadas no caso de possível tentativa de venda dos equipamentos, como aconteceu em Goiânia em 1987. A Defesa Civil orientou também sobre o que fazer em caso de possível tentativa de venda, que consiste no imediato acionamento da Defesa Civil e da Polícia Militar.

De acordo com as normas da CNEN,(Comissão Nacional de Energia Nuclear) as fontes contidas nos equipamentos furtados são classificadas como "Categoria 5, Baixo Risco" e, quando utilizadas nos medidores de densidade de polpa ou preservadas as suas características originais de proteção (blindagens e revestimento), não oferecem risco.

No entanto, a AMG Brasil alerta que o manuseio inadequado por pessoas sem conhecimento específico pode acarretar riscos. Em nenhuma hipótese as fontes podem ser abertas.
 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras