Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 27/06/2023 16:41 - Atualizada em: 27/06/2023 23:27
Continua crítico o estado de saúde de Alisson Paolinelli
O ex-ministro da agricultura aplicou técnica que permitiu o plantio no cerrado, e que fez da região uma nova fronteira agrícola do país, ainda na década de 70

Alysson Paolinelli, responsável pela expansão agrícola brasileira. Foto: Jornal de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O ex-ministro Alisson Paolinelli, 86 anos, está internado no Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte, há 28 dias, o seu quadro se agravou ontem, segunda-feira, dia 26, quando precisou ser sedado, seu estado de saúde é considerado crítico e irreversível.

Ontem alguns site de notícias do país e também de Lavras chegaram a noticiar a morte do ex-ministro, responsável – juntamente com Alfredo Scheid Lopes - pela expansão da agricultura brasileira sobre as áreas de cerrado do Centro-Oeste do país, que hoje é maior polo produtor de grãos do Brasil e que alimenta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

O ex-ministro, que foi estudante, professor e diretor da antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje Universidade Federal de Lavras (Ufla), chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz no ano passado.

Alisson nasceu na cidade de Bambuí (MG) e aos 15 anos veio para Lavras, onde estudou no Instituto Gammon e depois na ESAL, onde foi professor e diretor, na época, a ESAL apresentou um grande crescimento, inclusive com a construção de seu novo campus, conhecida, na época, como ESAL nova.
Alysson Paulinelli foi secretário de Agricultura de Minas Gerais por três vezes e ministro da agricultura durante o governo Geisel, de 1974 a 1979, ainda durante a ditadura militar. Na época se destacou também por ter sido um dos ministros que não se envolveu com o caso das mordomias, denunciado pelo próprio governo militar.

Em 1987 foi eleito deputado federal durante a Assembleia Nacional Constituinte, onde integrou a Subcomissão da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária.

Também exerceu o cargo de presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), posição que ocupou até 1990. Em 2006, Paolinelli foi premiado com o The World Food Prize pelo incentivo à agricultura tropical brasileira, quando o país se tornou um celeiro de alimentos para o mundo.

 

Atualmente Alisson Paolinelli ocupa o cargo de presidente executivo da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho), também ocupa o cargo de presidente do Instituto Fórum do Futuro e de embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras