O prédio tem dez andares e está equipado com o que existe de mais moderno no tratamento contra o câncer
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, dia 22, o novo prédio de dez andares da Santa Casa de Lavras, que foi construído com recursos de verba na ordem de R$ 30 milhões viabilizados pela então deputada Dâmina Pereira.
A estrutura física tem um bunker nos dois andares subterrâneos com modernos equipamentos de radioterapia, braquiterapia e quimioterapia, todos os equipamentos foram importados. O bunker foi construído com paredes de 2 metros de espessura e revestido com uma manta de chumbo.
O prédio tem uma UTI com 29 leitos, UTI neonatal, centros cirúrgicos, leitos automatizados, têm um auditório, salas administrativas e outros.
O centro oncológico foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira e recebeu o nome de Waldette Rodrigues de Carvalho, uma homenagem a deputada Dâmina, Waldette é o nome da mãe da parlamentar.
A inauguração teve como mestre de cerimônia o médico e provedor Eduardo Capelle. Na solenidade foram homenageados o médico Maciel Guerra Pierangeli, diretor financeiro, e o diretor administrativo André Borin, pelo envolvimento deles na edificação do prédio, ambos falaram e agradeceram.
Também fez uso da palavra a deputada Dâmina Pereira, na inauguração do centro oncológico, e a prefeita Jussara Menicucci. A chefe do Executivo enalteceu o trabalho da parlamentar Dâmina Pereira, falou também que desde primeiro de janeiro que nenhum lavrense diagnosticado a partir daí precisou mais sair de Lavras para tratar do câncer, eles agora, cerca de 90 pacientes, estão tratando na Santa Casa, e que a prefeitura paga os tratamentos pela tabela SUS (Sistema Único de Saúde).
Sobre o credenciamento da Santa Casa junto ao SUS, a prefeita Jussara disse que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, prometeu credenciar assim que o governo de Minas fizer a sua parte, disse que no Ministério da Saúde não terá problema.
Presentes à solenidade, além das autoridades já citadas, o ex-prefeito Carlos Alberto Pereira, o ex-deputado estadual Célio de Oliveira, a vereadora Jaqueline Fráguas, diretora administrativa do Hospital Vaz Monteiro, ex-provedores da Santa Casa, diversos médicos e convidados.
|
|