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Publicada em: 16/06/2023 11:45 - Atualizada em: 16/06/2023 17:17
Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal será inaugurado em Itumirim
No dia 19 de junho, segunda-feira, às 10h, a Receita Federal e a Prefeitura de Itumirim inauguram o Ponto de Atendimento Virtual

Prédio da Prefeitura de Itumirim, onde será instalado o PEV

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O PAV é uma iniciativa da Receita Federal em parceria com os municípios que buscam oferecer atendimento aos cidadãos em sua própria cidade, sem que precisem se deslocar até as agências e centros de atendimento ao contribuinte da Receita Federal em outros municípios.

Em Itumirim, o PAV funcionará na praça dos Três Poderes, 160, na sede da Prefeitura Municipal, disponibilizando serviços como: CPF (inscrição, regularização, alteração), pesquisa de situação fiscal, informações sobre ITR (imposto territorial rural) e Imposto de Renda da Pessoa Física, entre outros.

Em 2022, os PAV de Minas Gerais realizaram 97.758 atendimentos. Somente no Sul de Minas há 78 PAV em funcionamento. Foram 14.686 atendimentos em 2022, uma economia estimada de R$653.886,70 para os contribuintes (considerando valores médios de deslocamento até a unidade da Receita Federal mais próxima). Somando-se às agências e CAC, 87% da população do Sul de Minas possui atendimento presencial da Receita Federal em sua própria cidade.

Estarão presentes na inauguração - que será realizada às 10h - pela Receita Federal o Delegado da Receita Federal no Sul de Minas auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa e a chefe da agência da Receita Federal de Lavras, Ana Carolina Rodrigues Carvalho. Também estará presente o Prefeito de Itumirim, Carlos Alberto Nascimento e outras autoridades locais.

O objetivo do PAV é aumentar a capacidade de atendimento local da Receita Federal; disponibilizar nas prefeituras, o acesso a várias opções de serviços e facilitar o acesso dos contribuintes. No PAV há atendimentos de diversos serviços como: regularização, alteração e inscrição de CPF, orientações sobre Imposto de Renda, ITR (Imposto Territorial Rural), construção civil, pesquisa de situação fiscal e cadastral dos contribuintes entre outros.

O atendimento é realizado por um servidor da Prefeitura que avalia as solicitações do contribuinte, presta as orientações e caso seja necessário, encaminha os documentos, por processo digital, para que a Receita Federal conclua o atendimento.

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