Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 16/06/2023 10:45 - Atualizada em: 16/06/2023 13:46
Junho Vermelho e Amarelo mobiliza profissionais da saúde de Lavras
A ação busca a conscientização da importância da doação de sangue e médula óssea

Fotos: Sebastião Filho/O Corvo Veloz

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Por: Sebastião Filho - Jornalista

Na tarde desta terça-feira, dia 13 de junho, o Auditório do Centro Universitário de Lavras (Unilavras) sediou uma palestra sobre a Campanha Junho Vermelho e Amarelo. A ação busca a conscientização da importância da doação de sangue e médula óssea, que é o tema desta campanha.

Estiveram presentes professores universitários, coordenação e alunos do curso de Enfermagem do Unilavras, além de servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Lavras. Por meio deste evento, os profissionais da rede municipal de Saúde puderem se capacitar e receber instruções para orientação e incentivo a doação.

Durante palestra, o professor Marcelo Augusto Araújo Assunção, hematologista e professor do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), explicou sobre os procedimentos para doação e coleta. O professor também respondeu perguntas e tirou dúvidas dos presentes.

Campanha Junho Vermelho e Amarelo

Em Lavras, o Junho Vermelho e Amarelo se tornou realidade por meio do projeto de lei (PL) criado pelo vereador Antônio Claret dos Santos (Coronel Claret) em parceria à época da proposição com a então vereadora Cristiane Costa.

Com a aprovação pela Câmara Municipal, se tornou o PL se transformou na Lei Municipal 4473/18, apelidada de "Lei Miguel". A Lei Miguel tem sido responsável por ajudar dezenas de pessoas que precisam de doação de sangue ou medula óssea.

Nos últimos 5 anos, em parceria com importantes instituições da cidade, como a Secretaria Municipal de Saúde, Unilavras, UFLA, Tiro de Guerra, Polícia Militar e, principalmente com os profissionais do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), localizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), diversas ações foram realizadas na cidade, como audiências públicas, palestras, eventos na Praça Augusto Silva e na Câmara Municipal.

De acordo com o vereador Coronel Claret, a Lei Miguel veio fortalecer o trabalho de incentivo a doação de sangue e também de medula óssea no âmbito do município de Lavras, proporcionando oportunidade de melhoria na saúde de muitas pessoas. O parlamentar destacou também a importância da solidariedade para o fortalecimento desta ação.

Lei Miguel

Miguel era um menino maravilhoso, vítima de leucemia, que recebe o nome desta lei. Miguel foi amigo e inspiração dos escoteiros João e Maria para criação do projeto "Sou Doador de Vidas", que foram as iniciativas para Claret e Cristiane Costa, para criação da Lei Miguel.

Doações

Os interessados em doar medula óssea, é necessário realizar um cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Para ser doador é necessário:

- Apresentar documento oficial com foto e ter entre 18 e 35 anos
- Estar em bom estado geral de saúde
- Não ter doenças infecciosas ou de sistema imunológico;
- Não ter doença neoplásica (câncer) ou hematológica (do sangue);
- Apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);
- Fornecer telefones para contatos;
- Preencher um formulário com dados pessoais;
- Coletar uma amostra de sangue para testes.

Os interessados em doar sangue em Lavras devem seguir as seguintes recomendações:

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto, entre outras recomendações e orientações.

Em Lavras, as coletas de sangue acontecem as terças e quintas-feiras, das 08h às 11h30, no posto localizado na avenida Ernesto Matioli, 8.851 - Santa Efigênia, no prédio da UPA, mediante agendamento. Ele pode ser feito pelo telefone (35) 3694-4145 ou WhatsApp: (35) 9 9709-2056, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras