Taxistas saíram do local quando teve início os estalos no galho. Foto e vídeo enviado por Fran Mamede
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A praça Dr. Augusto Silva, além de ser muito bonita, tem muitas variedades de árvores, algumas com significado importante, como a Tipuana, que divide com os ipês o status de símbolo de Lavras, ela foi plantada no início do século passado por Bernardino Maceira. Outras árvores também tem sua importância, como o exemplar de pau-ferro, plantado num dia 22 de abril para homenagear o Descobrimento do Brasil. Outra é o cedro do Líbano, para homenagear a importante colônia sírio-libanesa em Lavras.
Muitas árvores são centenárias e exigem cuidados, como a Tipuana que ganhou "muletas" para sustentar seus galhos e os ipês que receberam uma limpeza para livrá-los de parasitas.
As árvores do entorno da praça são árvores resistentes, fortes, força que é expressa até no nome de alguns exemplares: pau-ferro. Acontece que estes exemplartes foram plantados no século passado, na década de 30, já são quase centenários e exigem cuidados.
No início da noite de hoje, um grande galho da árvore de pau-ferro que fica em frente ao Vitória Palace começou a estalar, o que chamou a atenção de quem estava naquele espaço público. De repente, desceu um galho grande, que simplesmente quebrou devido ao seu peso.
Felizmente não havia ninguém no passeio ou próximo, bem como carros estacionados naquele local. Talvez tenha sido porque a árvore "avisou" com os estalos que algo anormal estava acontecendo, antes do galho se partir.
De qualquer forma, fica um alerta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para fazer uma vistoria nas árvores da principal praça de Lavras e em outras, para evitar acidentes.
|
|