Para quem não sabe, esse senhor foi um dos maiores amigos que já tive na vida. Jorge Maciel faleceu no ano passado, no dia 16 de outubro, se ainda estivesse conosco, hoje 10 de maio de 2023 estaria completando 96 anos.
Foi um grande parceiro, meu grande incentivador quando iniciei meus primeiros passos na Madeirartes Marcenaria em Lavras MG. Tio Jorge era de uma capacidade criativa e engenhosa muito à frente de seu tempo. Ferroviário aposentado, nunca distanciou do ofício e do seu torno. Gostava de desafios, estava sempre reinventando para encontrar soluções inteligentes.
Tenho aqui na Madeirartes Paulista em Pindamonhangaba SP, algumas ferramentas criadas por ele. Os Maciel sempre foram imbatíveis, Jorge Alberto e Antônio Luís (Bode) tiveram um mestre de excelência. Os frutos não caem longe da árvore e Lavras terá sempre essas feras.
Durante os 24 anos que morei em Lavras, fui amparado pelos Maciel, tenho uma gratidão enorme por essa família. Fica aqui o meu muito obrigado, o senhor partiu e deixou um caminho de luz na vida de muita gente.
Nivaldo Pacheco
|
|