Imagem de Senhora de Sant'Anna
Começa no próximo sábado, dia 17, e se estenderá até o dia 26, segunda-feira, as comemorações ao Dia de Sant'Anna, a padroeira de Lavras. A escolha da data, 26 de julho, para homenagear quem - segundo as tradições católicas seria a avó de Jesus - foi fixada pelo Papa Gregório XIII, em 1584 e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a igreja em 1879. Sant'Anna é também a santa protetora dos bandeirantes, antigos exploradores do território, isso explica por que Sant'Anna é padroeira não apenas de Lavras, mas de um grande número de cidades cuja fundação teve origem nas bandeiras.
Para celebrar a data, começa no próximo sábado, dia 17, uma novena que vai até o dia 25, domingo, com celebrações de missas nas igrejas da cidade. Paralela as atividades religiosas haverá, também, uma parte festiva. No primeiro dia, na comunidade Santo Antônio, após a celebração da missa, haverá barraquinhas comandadas pela Renovação Carismática Católica (RCC). Nos dias 24 e 25, as barracas ficarão sob a responsabilidade da Pastoral Familiar.
Mas será na segunda-feira, dia 26, feriado municipal, dia em que se comemora o Dia da Senhora de Sant'Anna, que as festividades religiosas e artísticas terão mais destaque. A partir de 15h, no alto do Cruzeiro da Pedreira será rezado um terço com grande acompanhamento.
Às 17h, uma procissão sairá daquele local até a praça dos Trabalhadores, onde estarão concentrados os Padroeiros das Comunidades Urbanas e Rurais. Em seguida, às 18h, será celebrada uma missa campal.