Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Evento /


Publicada em: 13/10/2011 09:05 - Atualizada em: 13/10/2011 15:08
Lavras, 180 anos de história
Lavras está em festa, hoje é seu aniversário, completamos hoje 180 anos de emancipação político administrativa.

     

          Vista parcial de Lavras

 

Quer saber o que LAVRAS TEM? Clique aqui.

Hoje, dia 13 de outubro, é uma data muito especial para Lavras, hoje estamos comemorando 180 anos de emancipação política e administrativa. Hoje é aniversário de Lavras. Pelo decreto de 13 de outubro de 1831, foram elevadas à categoria de Vila as seguintes povoações: São Manoel do Pomba, Curvelo, Tijuco, Rio Pardo, São Romão, Pouso Alegre, Formiga e Lavras. Em cada uma das vilas foram criadas Câmaras Municipais, dois juízes ordinários e um de orphão.

Naquela época, segundo relatório do fiscal suplente Pedro Alvarez de Andrade, havia em Lavras três escolas de primeiras letras, uma pública com 50 alunos do sexo masculino e 19 alunas do sexo feminino, sob a direção do professor Raymundo Nato Brasileiro de Oliveira Novaes; e 2 outras particulares.

A Câmara Municipal da Vila de Lavras foi instalada dez meses depois da criação da Vila, foi no dia 14 de agosto de 1832. Sua primeira sessão realizou-se na residência do vereador Francisco José Teixeira e Souza. A primeira Câmara ficou assim constituída: José Antônio Diniz Junqueira, presidente; Francisco José Teixeira e Souza, Thomáz de Aquino Alves de Azevedo, Antônio Caetano de Andrade, Antônio Simões de Souza, Manoel Thomaz de Carvalho e Domingos de Abreu Salgado.

Os primeiros funcionários da Vila de Lavras foram: secretário da Câmara, Antônio Ferreira Valongo; procurador municipal, capitão João de Deus Alves do Nascimento; fiscal, capitão João Manoel Custódio Netto; porteiro da Casa da Câmara, José Ferreira Godinho; coletor, capitão Pedro Alves de Andrade; escrivão da coletoria, Luciano Antônio Brasileiro; promotor público, padre Francisco de Assis Braziel, conhecido pela alcunha de padre Tutu.

Primeiro Lavras foi um arraial formado desde 1729; depois elevado a categoria de Vila em 1831, para se transformar em cidade não demorou tanto, de Vila a cidade foram apenas três décadas. A lei provincial número 1.510 de 20 de julho eleva Lavras a categoria de cidade, ao mesmo tempo em que Aiuruoca e Piumhi.

A primeira Câmara Municipal de Lavras, agora como cidade, foi instalada no dia 7 de janeiro de 1869, compondo-se dos seguintes vereadores: presidente, comendador José Esteves de Andrade Botelho; vereadores, tenente coronel José Augusto do Amaral, coronel Joaquim Francisco da Costa, Dr. José Constâncio de Oliveira e Silva, Joaquim Thomaz Villela e Castro, João Alves de Gouvêa, José Flávio Moraes e Honório José Martins.

O primeiro recenseamento realizado no município de Lavras, em 1869, a população estava assim distribuída: brancos do sexo masculino, 5.827; do sexo feminino, 5.947; negros do sexo masculino, 4.048; do sexo feminino, 3.149 pessoas. Do total, entre brancos e negros, 360 eram estrangeiros e 18.611, eram brasileiros, muitos deles, filhos de imigrantes. Vale lembrar que o município de Lavras era bem maior do que hoje, faziam parte de Lavras: Carrancas, Nepomuceno, Perdões, Ijaci, Itumirim e outras.

Lavras cresceu e se tornou uma cidade pólo e também referência na educação. Lavras é a quinta maior cidade do Sul de Minas e a terceira em geração de empregos. Lavras, 180 anos de história.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras