Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 12/10/2011 10:10 - Atualizada em: 12/10/2011 18:12
Lavras e a devoção a Nossa Senhora Aparecida
Hoje é dia de muito barulho com o espetáculo pirotécnico promovido individualmente, sem ensaio, mas que na somatória torna-se um show, é a queima de fogos para a padroeira.

       

         Interior na Matriz de Nossa Senhora Aparecida. Foto: Jornal de Lavras

 

Quer saber o que LAVRAS TEM? Clique aqui.

Hoje é dia 12 de outubro, data importante, pois hoje se comemora três datas significativas, embora as pessoas lembrem apenas de uma, a de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira oficial do Brasil. Hoje também é Dia das Crianças e também o dia do Descobrimento da América. Comemoramos hoje 519 anos do achado de Cristóvão Colombo.

Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, o feriado nacional só foi decretado em 1980. Mas a tradição católica de venerar a padroeira é vem do século XVIII.

Em Lavras a veneração pela padroeira também tem registros antigos, como a da romaria promovida pelo gerente do "Banco Hypothecario" João Ferreira Júnior, no dia 17 de agosto de 1931, há exatos 80 anos. Após uma missa e a comunhão de todos os 55 romeiros de Lavras, todos seguiram em procissão com grande acompanhamento até a Estação Municipal. O embarque se deu às 17h30m, em dois carros de passageiros, sob os aplausos de centenas de pessoas que foram até a Estação se despedir e rezar pelos romeiros.

Durante a viagem rezava-se e entoavam-se cânticos religiosos. Na estação de Conceição, embarcou também o bispo coadjutor de Campanha, Dom Inocêncio, que se juntou aos 55 romeiros de Lavras, aos 26 de Campo Belo, aos 6 de Cana Verde e aos 10 de Perdões.

No dia 8 de setembro de 1941 foi fundado pelos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus o Colégio Nossa Senhora Aparecida, que infelizmente fechou suas portas no dia 26 de outubro de 1985, por decisão da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em Santo Amaro, São Paulo.

Nossa Senhora Aparecida já batizou e batiza diversos tipos de comércio em Lavras, apenas para registro, de acordo com o relatório de Indústria e Profissões da Prefeitura de Lavras, datado de 21 de janeiro de 1954, havia na cidade nesta época, onze farmácias, são elas: Farmácia Teixeira, Farmácia São José, Farmácia Santa Terezinha, Farmácia Hermeto e Farmácia Máximo, todas na rua Dr. Francisco Salles; Farmácia Central e Farmácia Oeste, na rua Sant'Anna; Farmácia Naly, na praça Dr. Jorge; Farmácia Santa Helena; Farmácia Brasil, na avenida 20 de Julho, hoje, avenida Pedro Salles, e Farmácia Nossa Senhora Aparecida, na praça Dr. Augusto Silva.

Até empresa de ônibus de Lavras já foi denominada com o nome da santa. Em 12 de janeiro de 1959 foi inaugurada a linha de ônibus Lavras a São Paulo, a Empresa "Nossa Senhora Aparecida", de propriedade de José Fonseca Pinto e Francisco Narciso. O ônibus Mercedes Bens partiu de Lavras às 6h e chegou a São Paulo às 15h, gastando 9 horas de viagem, um serviço exemplar, para a época.

Mas festa mesmo em Lavras, que parou a cidade e o comércio fechou suas portas foi no dia 20 de agosto de 1971, quando chegou a Lavras a imagem verdadeira de Nossa Senhora Aparecida, permanecendo em nossa cidade por três dias. Várias missas foram realizadas e a igreja Matriz de Sant'Anna, que recebeu um número jamais visto de fiéis lavrenses e da região. No regresso da imagem da Santa para Aparecida do Norte, uma carreata foi formada para leva-la até o trevo da Fernão Dias.

A mais recente homenagem a padroeira foi a criação da quinta paróquia, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na Zona Oeste da cidade, que hoje está em festa.

 

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras