Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 05/10/2011 16:33 - Atualizada em: 02/11/2011 11:43
Secretaria de Saúde vai rastrear mulheres de 45 a 69 anos para realizar mamografia
Em 2010, aproximadamente 342 mil mulheres realizaram o exame, mas a expectativa é que esse número aumente. Em Lavras foram 1.518 mamografias.

     

          Exame que pode salva a vida das mulheres

 

Quer saber o que LAVRAS TEM? Clique aqui.

Para fortalecer as ações de controle do câncer de mama, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde anunciou, nesta quarta-feira, dia 5, data em que se comemora o Dia Rosa, um conjunto de ações que até 2014 vão impactar na redução da mortalidade em mulheres de 45 a 69 anos. Uma das ações é a mamografia por rastreamento: trata-se de um estímulo para aumentar o acesso das mulheres mineiras ao exame de mamografia. Esses exames são realizados em mulheres acima de 45 anos sem sintomas aparentes e que fazem a mamografia por prevenção.

Em Minas Gerais, 196.020 mulheres realizaram a mamografia na faixa etária de 45 a 69 anos, de janeiro a setembro deste ano. Em 2010, 341.622 mulheres fizeram o exame. "Para 2011, os números estão dentro do esperado, uma vez que nos últimos meses do ano, a procura pelo exame aumenta", destacou o coordenador estadual do Programa Viva Mulher, Sérgio Bicalho.

Do total de mamografias realizadas em 2011, 25.107 foram realizadas em 153 municípios do Sul de Minas. No município de Lavras já foram feitos 1.518 exames de janeiro a agosto deste ano.

"Um dos principais motivos do incentivo à campanha e ao rastreamento é justamente o financiamento ilimitado para o exame. O momento é único para se realizar o rastreamento e como sabemos, a única forma de se prevenir o câncer é através da mamografia", afirmou Sérgio Bicalho.

As ações serão implantadas de forma gradativa. Na primeira etapa, até 2012, será feita a otimização do uso da rede de mamógrafos no Estado (instalados nos 24 Centros Viva Vida de Referência Secundária (CVVRS) e em outros 260 locais credenciados). Para isso, serão instalados nos Centros Viva Vida o serviço de emissão de laudos de mamografia a distância. Nessa etapa, serão envolvidas, além dos Centros, as Unidades Básicas de Saúde.

A segunda etapa do projeto, que começa agora e vai até 2013, busca ampliar a oferta dos procedimentos de confirmação diagnóstica do câncer de mama e que são complementares à mamografia. São eles: a ultrassonografia mamária, as punções (aspirativas com agulha fina ou com a Core Biopsy). Esse processo vai começar a envolver os hospitais de referência, que são o foco da terceira etapa, que começa em 2012 e estima-se ser concluída em 2014. Serão investidos 12 milhões/ano.

Esse projeto é um recorte do Programa Viva Vida, que, além da meta de redução da mortalidade infantil e materna em Minas Gerais, trabalha pela saúde integral das mulheres de Minas.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Dados parciais do Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer da SES apontam que em 2007, a mortalidade por 100 mil mulheres foi de 981. Já em 2008, o número de óbitos passou para 1.076 e, em 2009, para 1.071

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras