Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Artigo /


Publicada em: 24/08/2022 10:14
5 carreiras promissoras para os jovens no setor de e-sports

Foto: reprodução Free Pik

A palavra 'e-sports' é o novo termo que categoriza uma série de esportes digitais. É isso mesmo, os games saíram de apenas 'joguinhos' e se transformaram em esportes. A 'brincadeira' de décadas atrás ficou séria e hoje em dia movimenta bilhões de dólares em todo o mundo.

De acordo com a Newzoo, empresa de consultoria, a indústria de games deve ativar cerca de 200 bilhões de dólares anuais já em 2023. Todo esse poderio financeiro é atrativo para as novas gerações ingressantes no mercado de trabalho, trazendo uma promessa real de empregos no setor.

Mas que empregos são esses? À primeira vista, a impressão de 'game' formada pelas gerações antigas de consoles – como o popular Atari – pode não dar muitas pistas, porém, a inovação atual dá muitos caminhos para o futuro. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o mercado, nós separamos cinco carreiras promissoras no universo dos e-sports; confira!

Jogador profissional

O título 'jogador profissional' remete já de antemão a um atleta de futebol ou de basquete, por exemplo, e é justamente assim também no mundo dos games! Os 'pro players' são profissionais que trabalham competindo esportivamente por uma ou mais modalidades de jogos, seguindo carreira solo ou fazendo parte de alguma equipe. 

Nos últimos cinco anos, as equipes de e-sports das mais diferentes modalidades cresceram muito graças ao apoio de grandes marcas. As empresas - sejam ou não do setor de tecnologia - entenderam a força dos games e estabeleceram parcerias duradouras para ajudar a encontrar talentos Brasil afora.

Um grande exemplo é a Midnite, empresa de apostas esportivas que criou uma ligação muito forte de patrocínio com a LOUD, uma das maiores agências de atletas gamers de todo o país. Ao todo, são dezenas de jogadores profissionais e influenciadores que conseguem viver de e-sports graças à parceria entre LOUD e Midnite.

Desenvolvedor de jogos

O mercado de programação já está em pleno desenvolvimento há alguns anos, principalmente no setor coorporativo, que deve registrar um crescimento de quase 10% em 2022. O nicho de games segue a mesma tendência, visto que o profissional de TI é uma das peças mais importantes na criação de um jogo.

E dentro da programação para games há uma série de carreiras diferentes, desde os responsáveis pelos códigos que fazem o jogo funcionar até os designers do visual que tanto atrai o jogador. No meio disso ainda há redatores, diretores de marketing e outros profissionais essenciais para uma empresa de jogos digitais.

Para buscar seu lugar no mercado de trabalho, é preciso estudar bastante, já que a programação é uma área em constante evolução. Ao longo do desenvolvimento da carreira, o profissional pode se especializar em diferentes linguagens, com um foco preciso nas mais requisitadas pela indústria de games.

Produtor de conteúdo

A nova profissão do momento entre os jovens é a de 'digital influencer'. E o setor de games é um nicho muito grande na internet. O profissional pode trabalhar como 'streamer', realizando lives por horas jogando ou comentando algum game. Outros produtores preferem construir vídeos sobre os principais lançamentos do mercado.

Atualmente, as principais plataformas são a Twitch e o YouTube, além de redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok. As formas de monetização podem vir por sistemas de pagamento da própria rede ou pela venda de publicidade e de produtos nas próprias páginas do criador.

Um vazamento extraoficial ocorrido em 2021, por exemplo, mostrou que cerca de 135 streamers brasileiros receberam, juntos, um total de 22 milhões de dólares em contratos da Twitch, plataforma de conteúdo ao vivo da Amazon, mostrando os altos valores envolvidos em tal mercado.

Treinador

Já é possível encontrar competições de games como CS:GO e LOL por diversas partes do mundo, reforçando o caráter de esporte dos jogos. E como em qualquer modalidade, os pro players são comandados por treinadores. E essa carreira está se desenvolvendo, à medida em que os seus profissionais combinam características importantes para o trabalho.

Há treinadores que são ou já foram pro players e trabalham especificamente com as habilidades para o jogo. Outros profissionais são educadores físicos e nutricionistas e focam no treinamento corporal para as competições. Há ainda coaches especializados em psicologia e comportamento humano para aprimorar a concentração durante uma partida. 

Gerentes de equipes

Os e-sports também seguem as características de outras modalidades e unem os seus jogadores em equipes. E na composição desses times há um grande espaço para diferentes carreiras, adaptando padrões do mercado tradicional para o mundo dos pro players.

Nesse sentido, as equipes buscam por diretores de marketing, contadores, gestores de RH, vendedores e diversos outros cargos dentro de uma empresa, já que elas funcionam de fato com uma companhia. Assim, mesmo que o profissional não jogue como um pro, pode trabalhar no meio em que gosta.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras