Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 23/09/2011 19:45 - Atualizada em: 24/09/2011 10:35
Lavrenses participaram de romaria a pé até Três Pontas, no Dia de Padre Vitor
Padre Vitor: um servo de Deus que morreu há mais de cem anos e até hoje arrasta multidões até Três Pontas.

     

         Padre Vitor, um homem adorado por católicos e espíritas

 

Quer saber o que LAVRAS TEM? Clique aqui.

Milhares de católicos passaram por Três Pontas, no Sul de Minas, nesta sexta-feira, dia 23, para celebrar os 106 anos da morte do Padre Vitor. Um número de 19 romeiros saiu de Lavras na quinta-feira, dia 22, eles seguiram a pé até aquela cidade, entre eles estava o vereador Júlio de Melo, do PCdoB.

Calcula-se que cerca de 50 mil pessoas passaram hoje por Três Pontas, muitos fazem como os romeiros de Lavras, vão até a cidade à pé, em um gesto de persistência e força de vontade. Nas paradas programadas, os romeiros recebem a ajuda de voluntários, como alimentos e água.

Padre Vitor é um fenômeno da igreja católica, pois é adorado também por espíritas. Os católicos o consideram um "santo" e os espíritas um "espírito de luz".

Padre Victor era natural de Campanha, mas foi para Três Pontas em 1852, quando aquela cidade ainda era considerada uma vila e recebia o nome de "Vila de Três Pontas".

O religioso nasceu em Campanha, em 12 de abril de 1827, no período da escravidão. Filho de escravos, ele aprendeu a profissão de alfaiate com o pai que o criava. Sempre quis ser padre desde o começo e recebeu o apoio de Dom Antônio Ferreira Viçoso, para estudar no Seminário de Mariana.

Em 14 de junho de 1851, foi ordenado padre. Viveu em Campanha por 53 anos até 1905, quando morreu. Em vida, além das tarefas como padre, ele se preocupou com a educação e montou uma escola de música chamada "Sagrada Família", onde se dedicou ao ensino aos mais carentes.

Após muitos relatos de milagres que seriam atribuídos a Padre Victor, celebrações em homenagem a ele começaram no início da década de 1950. O túmulo da igreja ficava no piso de uma igreja que foi demolida em 1958. Mesmo assim, a presença dos restos mortais do religioso atraia milhares de devotos de várias cidades da região. No final da década de 1970, a festa tomou uma proporção maior depois que um padre resolveu isolar o túmulo e instituir filas para a visitação.

O processo de beatificação e canonização de Padre Victor começou em 1993. A etapa mais recente foi vencida em 13 de maio, quando os teólogos da Causa dos Santos, em Roma, analisaram a vida e as virtudes do padre e deram parecer favorável. Agora o processo seguirá para os cardeais e bispos e em seguida para o Papa Bento XVI.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras