Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 22/09/2011 22:00 - Atualizada em: 02/11/2011 12:10
Fogo já destruiu mais da metade da mata do Parque "Quedas do Rio Bonito"
Chegam a Lavras amanhã, sexta-feira, dez soldados do Corpo de Bombeiros do Quartel de Varginha para poder ajudar no combate ao fogo na Serra da Bocaina.

     

Foto: Catarina Júlia, leitora do Jornal de Lavras. O registro fotográfico foi feito na noite de quarta-feira, dia 21, e postado no seu facebook

 

Quer comprar, vender ou alugar um imóvel? O Jornal de Lavras tem CLICK IMOVEIS. Quer saber? Clique aqui.

O Corpo de Bombeiros informou na tarde desta quinta-feira, dia 22, que o fogo na Serra da Bocaina já consumiu grande parte da vegetação nativa; os Bombeiros informaram também que o fogo não teve início na quarta-feira e sim no domingo, mas foi controlado a tempo. Na quarta-feira, novos focos apareceram e a situação se agravou.

O incêndio atingiu parte da reserva do Parque Ecológico "Quedas do Rio Bonito", segundo informações do gerente do Parque Ecológico, Guilherme Soares Pereira, o fogo consumiu cerca de 170 dos 235 hectares de mata do Poço Bonito. Guilherme disse ainda que está abalado com o que está acontecendo no parque, segundo ele, muitos animais, como tatus, gaviões, cobras, lagartos e pássaros diversos já morreram.

Segundo Guilherme, o fogo atingiu parte da mata da Trilha do Sauá, um dos locais mais bonitos do parque. O Mirante, o ponto mais alto do parque, foi totalmente destruído pelo fogo.

Guilherme falou também que os "soldados do fogo", como são chamados os Bombeiros, estão se empenhando no combate às chamas. "Os Bombeiros estão trabalhando acima do limite que o corpo permite", disse.

O gerente do parque disse que um doutorando da Ufla esteve hoje no local e disse que o que foi queimado levará cerca de dois anos para se recuperar, mas algumas espécies foram perdidas para sempre.

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) disponibilizou diversos equipamentos, como pulverizadores costais e abafadores, para ajudar no combate ao incêndio que está destruindo a vegetação da serra. A aeronave da Ufla, que é usada na pulverização, não foi colocada a disposição devido a problemas técnicos.

Tratores estão sendo usados para fazer aceiros e evitar que o fogo continue. Estão trabalhando no local 17 homens da Brigada de Incêndio do Parque Ecológico, os brigadistas estão auxiliando os Bombeiros e os voluntários.

A TRW Automotive e a Magneti Marelli, também enviou homens e máquinas para combater o fogo na serra. Além deles, alguns voluntários foram para o local na tarde de hoje. Uma Área de Preservação Permanente (APP), também foi atingida, nesta área existem diversas nascentes que abastecem o Rio Bonito.

O coordenador da Defesa Civil, Antônio Caetano, esteve no local na tarde de hoje, ele disse à reportagem que a situação é desoladora. Segundo Caetano, o Corpo de Bombeiros de Lavras está trabalhando exaustivamente.

O comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Lavras, tenente Ademir Penido, disse que além da reserva do parque que foi queimado, ele estima que cerca de 130 hectares da vegetação da serra já foi destruído.

O tenente Penido disse também que nesta sexta-feira, dia 23, chegam a Lavras 10 bombeiros do batalhão de Varginha para auxiliar no combate as chamas.

 

Leia as matérias relacionadas publicadas pelo Jornal de Lavras, clicando nos links:

 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras