Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 13/06/2022 19:19 - Atualizada em: 14/06/2022 08:15
Minas Gerais investiga morte suspeita por varíola dos macacos
Se confirmada, será o primeiro óbito decorrente da doença no Brasil e o primeiro caso confirmado em Minas Gerais

Imagem de divulgação /CDC's Public Health Image Library / de domínio púlbico

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 
 

As autoridades de saúde de Minas Gerais investigam uma morte suspeita por varíola dos macacos. Não foram informados a idade e o sexo do paciente, que era de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Se confirmado, o óbito será o primeiro provocado pela doença no Brasil.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou hoje, segunda-feira, dia 13, que o caso foi notificado no sábado, dia 11. A vítima trabalhava em Araguari, na mesma região.

Análises ainda serão feitas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). "Todos os dados clínicos também serão avaliados pela equipe técnica da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde para classificação e encerramento do caso", informou a SES.

Ainda de acordo com a SES, dentre os contatos próximos, ainda não há casos sintomáticos. Eles seguem sendo monitorados. "Demais dados quanto ao caso não serão divulgados para preservar a privacidade e individualidade do paciente, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP)", concluiu.

Até o momento, três casos da doença foram confirmados no Brasil, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. O terceiro caso da doença foi confirmado ontem, domingo, dia 12 pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul.

Trata-se de uma ocorrência "importada da doença", já que o paciente, um homem de 51 anos residente em Porto Alegre, viajou para Portugal, com retorno ao Brasil no último dia 10.

"O paciente está em isolamento domiciliar, junto com os seus contatos, apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pelas secretarias de Saúde do estado e do município", diz nota divulgada pelo Ministério da Saúde.
A pasta acrescenta que "todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos, tanto nacionalmente quanto do voo internacional, que contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras