Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 02/06/2022 21:29 - Atualizada em: 03/06/2022 11:08
Ufla sai na frente e instala o primeiro eletroposto de Lavras e região
Único em Lavras e da região, eletroposto servirá de base para pesquisas relacionadas à mobilidade elétrica

Eletroposto instalado no campus da Ufla é o primeiro da região. Foto: Ascom/Ufla

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Há 89 anos, quando os automóveis começavam a se popularizar em Lavras e região, a empresa de propriedade de João Arbex & Filhos instalou na praça Augusto Silva, em frente ao Hotel Hermeto (hoje a referência seria o Vitória Palace), a primeira bomba de gasolina de Lavras e região. Antes o produto era vendido em tambores. A novidade foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1933, a gasolina vendida naquela época era da Anglo-Mexican Petroleum Company Ltd.

Com o passar dos anos, o que era a fonte de energia promissora e inovadora, se tornou um problema para a humanidade. O petróleo foi causador de guerras e moeda de alto valor, o que comprometeu a economia de vários países no mundo.

Mas o problema maior foi à agressão ao meio ambiente. Devido a isso, começou em todo o mundo uma busca por outras fontes de energia, mais limpa e menos onerosa e que, principalmente, causasse menos danos ao meio ambiente, foi quando surgiram diversas fontes como as fontes de energia extraída do vento, do sol e da água, que são consideradas alternativas ao modelo energético atual.

Os veículos movidos à eletricidade, uma fonte renovável e limpa, começaram a se destacar em todo o mundo e hoje eles já são uma realidade no Brasil. Em Lavras já circulam pelas ruas motocicletas e automóveis elétricos, em quantidade semelhante aos veículos circulantes em 1933, quando foi instalada a primeira bomba de gasolina da região.

Muita gente testemunhou este avanço da tecnologia no século passado, ainda existem pessoas vivas que possivelmente possam lembrar-se deste acontecimento. Agora chegou a nossa vez de testemunhar, como nossos antepassados, um avanço da tecnologia, agora uma nova era para a humanidade: os veículos não poluentes.

Agora, a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a exemplo de pioneirismo da empresa João Arbex & Filhos, instalou em seu campus o primeiro eletroposto de Lavras, que é uma fonte de abastecimento de energia para as baterias de veículos elétricos e híbridos do tipo plug-in. A iniciativa, até então inédita na região, faz parte do projeto de pesquisa "Veículos Elétricos e Eletropostos", realizado pelo Grupo de Pesquisa Eletricidade Inteligente (GPEI) do Departamento de Automática (DAT), da Escola de Engenharia.

O estudo contemplará três fases, sendo a primeira para testes e medições do eletroposto, a segunda para o desenvolvimento de um eletroposto com energia fotovoltaica e banco de baterias e a terceira para o desenvolvimento de modelos de negócios com o abastecimento elétrico.

A Ufla segue as tendências mundiais de cidades cada vez mais sustentáveis. A Universidade ocupa posições de destaque no ranking de sustentabilidade do GreenMetric. Para o pró-reitor de Pesquisa da Ufla, professor Luciano José Pereira, o projeto vai estimular o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de carros elétricos, de outros postos de energia e ser percursor de um movimento mais sustentável, uma vez que a redução do uso de combustíveis fósseis para diminuir a liberação de gases na atmosfera é iminente.

De acordo com o professor Luciano, "estamos vivendo uma era difícil em relação ao preço dos combustíveis que teve uma alta muito expressiva, então a Ufla mais uma vez é pioneira", disse.

O eletroposto não é aberto ao público e será utilizado apenas para fins de pesquisas. O coordenador do estudo, professor Fábio Domingues de Jesus, da Escola de Engenharia lembra que "com o eletroposto será possível fazer gerar novas pesquisas de graduação e pós-graduação e realizar estudos para novas implementações de carros e motos elétricas na Ufla".

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 8% do total de veículos elétricos emplacados em 2020 foram oriundos de Minas Gerais, o Estado ocupa a segunda posição do ranking nacional com 1.616 unidades comercializadas.

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

"Brincadeira" que poderia ter terminado em tragédia deixa moradores de Nepomuceno indignados - veja vídeo
Carreta "cebolão" tomba na BR-265, no perímetro urbano de Lavras
Arma furtada na zona rural de Lavras foi apreendida pela PM de Perdões
Lavrense será empossado na Academia Brasileira Rotária de Letras
Documentário produzido em Lavras está concorrendo no Festival Sarancine - assista e vote
Lavras poderá ganhar um campus do IFSULDEMINAS
Novo "lixão" começa a surgir em Lavras e já está até invadindo pista do anel viário - veja fotos
Um porco-espinho foi flagrado em rua da área central de Lavras - veja vídeo
Homem e mulher foram presos no Sul de Minas após divulgarem blitz em aplicativo de mensagem
Saúde enfrenta crise por falta de remédios básicos. Rede pública e privada de Lavras estão sendo afetadas

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras