Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 02/06/2022 21:29 - Atualizada em: 03/06/2022 11:08
Ufla sai na frente e instala o primeiro eletroposto de Lavras e região
Único em Lavras e da região, eletroposto servirá de base para pesquisas relacionadas à mobilidade elétrica

Eletroposto instalado no campus da Ufla é o primeiro da região. Foto: Ascom/Ufla

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Há 89 anos, quando os automóveis começavam a se popularizar em Lavras e região, a empresa de propriedade de João Arbex & Filhos instalou na praça Augusto Silva, em frente ao Hotel Hermeto (hoje a referência seria o Vitória Palace), a primeira bomba de gasolina de Lavras e região. Antes o produto era vendido em tambores. A novidade foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1933, a gasolina vendida naquela época era da Anglo-Mexican Petroleum Company Ltd.

Com o passar dos anos, o que era a fonte de energia promissora e inovadora, se tornou um problema para a humanidade. O petróleo foi causador de guerras e moeda de alto valor, o que comprometeu a economia de vários países no mundo.

Mas o problema maior foi à agressão ao meio ambiente. Devido a isso, começou em todo o mundo uma busca por outras fontes de energia, mais limpa e menos onerosa e que, principalmente, causasse menos danos ao meio ambiente, foi quando surgiram diversas fontes como as fontes de energia extraída do vento, do sol e da água, que são consideradas alternativas ao modelo energético atual.

Os veículos movidos à eletricidade, uma fonte renovável e limpa, começaram a se destacar em todo o mundo e hoje eles já são uma realidade no Brasil. Em Lavras já circulam pelas ruas motocicletas e automóveis elétricos, em quantidade semelhante aos veículos circulantes em 1933, quando foi instalada a primeira bomba de gasolina da região.

Muita gente testemunhou este avanço da tecnologia no século passado, ainda existem pessoas vivas que possivelmente possam lembrar-se deste acontecimento. Agora chegou a nossa vez de testemunhar, como nossos antepassados, um avanço da tecnologia, agora uma nova era para a humanidade: os veículos não poluentes.

Agora, a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a exemplo de pioneirismo da empresa João Arbex & Filhos, instalou em seu campus o primeiro eletroposto de Lavras, que é uma fonte de abastecimento de energia para as baterias de veículos elétricos e híbridos do tipo plug-in. A iniciativa, até então inédita na região, faz parte do projeto de pesquisa "Veículos Elétricos e Eletropostos", realizado pelo Grupo de Pesquisa Eletricidade Inteligente (GPEI) do Departamento de Automática (DAT), da Escola de Engenharia.

O estudo contemplará três fases, sendo a primeira para testes e medições do eletroposto, a segunda para o desenvolvimento de um eletroposto com energia fotovoltaica e banco de baterias e a terceira para o desenvolvimento de modelos de negócios com o abastecimento elétrico.

A Ufla segue as tendências mundiais de cidades cada vez mais sustentáveis. A Universidade ocupa posições de destaque no ranking de sustentabilidade do GreenMetric. Para o pró-reitor de Pesquisa da Ufla, professor Luciano José Pereira, o projeto vai estimular o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de carros elétricos, de outros postos de energia e ser percursor de um movimento mais sustentável, uma vez que a redução do uso de combustíveis fósseis para diminuir a liberação de gases na atmosfera é iminente.

De acordo com o professor Luciano, "estamos vivendo uma era difícil em relação ao preço dos combustíveis que teve uma alta muito expressiva, então a Ufla mais uma vez é pioneira", disse.

O eletroposto não é aberto ao público e será utilizado apenas para fins de pesquisas. O coordenador do estudo, professor Fábio Domingues de Jesus, da Escola de Engenharia lembra que "com o eletroposto será possível fazer gerar novas pesquisas de graduação e pós-graduação e realizar estudos para novas implementações de carros e motos elétricas na Ufla".

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 8% do total de veículos elétricos emplacados em 2020 foram oriundos de Minas Gerais, o Estado ocupa a segunda posição do ranking nacional com 1.616 unidades comercializadas.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras