Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 19/04/2022 10:58 - Atualizada em: 19/04/2022 16:19
Aliança Energia vai investir cerca de R$ 30 milhões na modernização das hidrelétricas do Funil e Aimorés
Usinas do Funil e Aimorés terão equipamentos substituídos para melhorias de processos

Sala de máquinas da Hidrelétrica do Funil> Imagem de divulgação/Aliança

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 
 

A Aliança Energia vai investir aproximadamente R$ 30 milhões na modernização da Usina Hidrelétrica do Funil, localizada no rio Grande e Aimorés, localizada na Bacia do rio Doce, ambas em Minas Gerais, com potencial de geração de 180 MW e 330 MW respectivamente. 

A mudança inclui novos sistemas de monitoramento de vibrações (SMV) em ambas as usinas, que proporcionarão a atualização tecnológica e melhoria de processos, além da substituição de alguns equipamentos por outros mais modernos, como as partes eletrônicas dos reguladores de velocidade e tensão (RV/RT) por reguladores integrados na UHE Aimorés e de todo o sistema de proteção, supervisão e controle (SDSC), instrumentação e também a parte eletrônica dos reguladores de tensão e velocidade da UHE Funil. Parte destas demandas foram identificadas durante diagnósticos e manutenções preventivas.

Segundo o engenheiro mecânico da Aliança Energia, Marcos Vinicius Cunha Ferreira, com a conclusão da modernização nas Usinas de Aimorés e Funil, a empresa terá informações mais assertivas a respeito da saúde dos ativos, a fim de subsidiar quaisquer tomadas de decisão futuras. "Desta forma, a programação das intervenções nas unidades geradoras tende a ser mais precisa, diminuindo a ocorrência de quebras imprevistas, bem como as paradas para manutenções planejadas e o tempo de inatividade gerado por elas", esclarece. 

O engenheiro eletricista da Aliança, Flávio Mendonça, explica que os novos reguladores possuem uma interface mais simples, uma quantidade maior de variáveis de ajuste, além de responder mais rapidamente às oscilações do sistema elétrico. "Com os reguladores atuando corretamente e de forma rápida, as chances de desligamentos do sistema elétrico na região ficam reduzidas. Outro ganho para a comunidade é com relação à tensão que é recebida das concessionárias de energia dentro de cada residência. Como o tempo de resposta dos reguladores de tensão é mais rápida, o controle feito pelos centros de operação é mais rápido e mais eficaz", pontua Flávio. 

A engenheira eletricista da Aliança, Patrícia Xavier, ressalta também que a modernização dos sistemas eletrônicos da UHE Funil é necessária para manter a confiabilidade operativa da usina, reduzindo a necessidade de intervenções de manutenção corretiva e aumentando a segurança das pessoas na usina.

A Aliança Energia é uma empresa brasileira com atuação no mercado de geração e comercialização de energia elétrica, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Está entre as

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras