Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 13/09/2011 10:58 - Atualizada em: 13/09/2011 17:15
A cidade vai ganhar um conservatório, é a Escola de Música de Lavras
Lavras terá no início do próximo ano um centro de criação, reflexão, educação e difusão da música.

     

        visita da professora à prefeita, juntamente com os soutros parceiros. Foto: Jornal de Lavras

 

O Jornal de Lavras tem uma AGENDA com os melhores eventos de Lavras e região. Quer saber? Clique aqui.

Em fevereiro do próximo ano, a cidade vai contar com um conservatório, uma escola onde quem tem aptidão para a música poderá estudar de graça. A Escola de Música de Lavras foi criada por uma lavrense que é cantora lírica da Sala São Paulo, uma referência nacional da música no Brasil.

Elisabete Mendonça Silva do Carmo está fora de Lavras há 20 anos, e há 2 anos iniciou um projeto audacioso: estruturar um conservatório de música em Lavras e, para isso, ela pegou uma referência da cidade, a mais antiga Corporação Musical, a Euterpe Operária e elaborou o projeto.

Projeto concluído, Elisabete veio a Lavras a procura de parceiros e foi muito bem recebida pelos seus conterrâneos, segundo ela, a receptividade foi "espantosa". Seus parceiros são: Associação Comercial e Empresarial (ACE), Casa Moretti, Laveli, Viva Veículos e Unilavras. Depois ela e seus parceiros procuraram a prefeita Jussara Menicucci para explicar a idéia e falar do projeto. Segundo Elisabete, Jussara abraçou a idéia e também se tornou parceira através da Prefeitura de Lavras.

A escola terá pré-formação musical, para crianças de 6 a 10 anos e a formação musical para pessoas de 11 a 25 anos. A escola vai oferecer também oficinas de música para pessoas a partir de 6 anos, sem limite de idade. Esta última é para descobrir talentos, são oficinas com duração de seis meses.

A Escola de Música de Lavras, a "EMLavras", será a primeira escola de música apoiada pela iniciativa privada e o projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, que visa atender a comunidade oferecendo um ensino profissionalizante de música.

As aulas serão ministradas de forma teórica e prática; na prática instrumental, os alunos terão acesso a instrumentos como: flauta doce, flauta transversal, clarineta, trompete, violino, viola clássica, violoncelo, canto, violão e piano.

A cantora lírica Elisabete acredita que democratizar o ensino gratuito de música para a comunidade de Lavras e região, oferecendo uma oportunidade real de crescimento, aprimoramento cultural e de inclusão social, colocará a cidade no rol daquelas que já oferecem o ensino gratuito de música aos seus cidadãos e resgatando a cultura da cidade.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras