Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 28/03/2022 15:22 - Atualizada em: 28/03/2022 20:27
Há cem anos era fundado o PCdoB, que já teve representação no Poder Legislativo de Lavras
Partido político mais antigo do Brasil completou 100 anos em março e já teve um vereador na Câmara Municipal de Lavras

Os fundadores do Partido Comunista no Brasil em 25 de março de 1922. Foto: Reprodução

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 
 

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comemorou no dia 25 de março, sexta-feira, 100 anos de sua fundação. Ele foi fundado em 1922 por nove delegados representando cerca de 73 militantes de diferentes regiões do país. Eram eles: Abílio de Neguete, um barbeiro de origem libanesa; Astrogildo Pereira, jornalista do Rio de Janeiro; Cristiano Cordeiro, um contador do Recife; Hemogênio da Silva Fernandes, um eletricista da cidade de Cruzeiro (SP); João da Costa Pimenta, gráfico paulista; Joaquim Barbosa, alfaiate no Rio de Janeiro; José Elias da Silva, sapateiro o Rio de Janeiro; Luís Peres, um vassoureiro do Rio de Janeiro, e Manuel Cendrón, alfaiate espanhol.

O nome de fundação do partido é "Partido Comunista do Brasil", mas seus militantes se referiam a este indistintamente como Partido Comunista Brasileiro ou Partido Comunista do Brasil, como está grafado na carta de Astrogildo Pereira à Internacional Comunista, em 9 de agosto de 1922.

Em 100 anos, o PCdoB tem nos pilares de sustentação de sua história nomes como o de Giocondo Dias, Salomão Malina, Horácio Macedo, Iedo Fiúza, Milton Cayres de Brito, Zuleide Faria de Mello, Carlos Marighela, Mário Alves, Jacob Goerender, Jover Telles, Apolônio de Carvalho, Oscar Niemeyer, Jorge Amado, Agildo Barata, Aldo Rebelo, Francisco Milani, Ziraldo, Horácio Macedo, Raimundo Jinking, Roberto Freire e a expressão máxima do Partido: Luiz Carlos Prestes.

Para reverenciar estes e outros nomes, que o PCdoB, o partido político mais antigo do Brasil, comemora seu aniversário. Muitos destes e outros anônimos foram mortos nos anos de chumbo, como Wladimir Herzog, Manuel Fiel Filho e José Montenegro.

O PCdoB em Lavras já teve um representante no Poder Legislativo, foi o vereador Júlio de Melo, que fez sua história nas portas das fábricas como líder sindical.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras