Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 24/03/2022 14:41 - Atualizada em: 24/03/2022 20:07
Casos de dengue em Lavras cresceram 357% em duas semanas
População é a principal responsável pela proliferação do mosquito Aedes aegypti, ela descarta lixo em locais impróprios

A dengue pode até matar, a população deve ficar atenta aos locais que empoçam água limpa, onde o mosquito Aedes aegypti

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Os casos de dengue em Lavras estão crescendo. No boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), do dia 9 de março, apontou 7 casos de dengue em Lavras. Uma semana depois, dia 16, em novo boletim a SES apontava 18 casos e ontem, quarta-feira, dia 23, pulou para 25 casos confirmados.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor da Chikungunya, febre amarela e Zika vírus, ele se propaga através de água empoçada e limpa, o maior responsável pela proliferação do mosquito é a própria população, que descarta lixo em locais impróprios, que deixa água empoçada nos quintais e que não preocupa com isso, acha mais confortável transferir a responsabilidade para o poder público.

Em Lavras, o poder público tem feito sua parte. Hoje, quinta-feira, dia 24, por exemplo, a prefeitura realizou uma operação de combate ao mosquito em dois bairros da cidade: Cascalho e Vila Alzira. A ação começou às 8h e se estendeu durante toda a manhã. Foram recolhidos entulhos e todos os objetos que pudessem acumular água e servir de criadouro para o mosquito.

É importante lembrar que a dengue pode matar, a principal complicação da dengue é o choque hemorrágico, que é quando a pessoa perde cerca de 1 litro de sangue de uma vez. Essa condição faz com que o coração perca capacidade de bombear o sangue para todas as partes do corpo. Disso, podem surgir problemas graves em vários órgãos, inclusive aqueles responsáveis por funções vitais.

Os especialistas ainda lembram que a multiplicação do vírus no sangue provoca inflamação nos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue fique mais espesso e circule mais lentamente. Nesse caso, o risco é de coagulação e trombose, o que também pode levar à morte.

Como toda infecção, a dengue ainda pode levar ao desenvolvimento de Síndrome de Gulliain-Barre, encefalite e outras complicações neurológicas.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras