Pássaros e gaiolas apreendidas no sítio depois de denúncia anônima
A Polícia Militar do Meio Ambiente recebeu uma denúncia anônima informando que na comunidade "Serra do Gambá", na zona rural do município, em um sítio naquela região, estariam diversos pássaros da fauna silvestre presos em gaiolas e viveiros. Os policiais compareceram ao local indicado e encontraram 34 pássaros da fauna brasileira, todos em cativeiro. O proprietário, porém, não foi encontrado no local.
Os policiais apreenderam 5 canários da terra, 3 papa-capim, 11 coleirinhas, 2 soldadinhos, 1 cardeal, 10 trinca-ferro, 1 curió e 1 pintassilgo. Além de um viveiro, a polícia apreendeu 13 gaiolas e 3 alçapões de madeira e bambu. Os policiais também encontraram no sítio, e recolheram, uma rede de nylon malha fina para a captura de pássaros.
Como o proprietário não se encontrava no local, não foi possível prendê-lo, mas foi elaborado um boletim de ocorrência ambiental. Ele deverá responder a processos por crime contra a fauna brasileira e pagar uma pesada multa.
Os pássaros foram encaminhados ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Lavras, que realizará sua soltura após passarem por avaliação de médico veterinário.
Se você tem conhecimento de crimes desta natureza, basta denunciá-los à Polícia Ambiental - a denúncia pode ser anônima.