Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 30/08/2011 22:13 - Atualizada em: 31/08/2011 11:24
Lavras agora tem celas para menores infratores - veja fotos
Foi dado na manhã desta terça-feira o primeiro passo de uma longa caminhada para o fim da impunidade dos menores infratores em Lavras.

     

         Alas inauguradas para cumprimento de medidas socioeducativas. Fotos: Jornal de Lavras

 

Lavras Tem Ecei. Quer saber? Clique aqui.

Autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário estiveram reunidas na manhã de terça-feira, dia 30, no presídio estadual de Lavras, para a inauguração de um pavilhão destinado à apreensão de menores infratores; as autoridades e convidados testemunharam o que será o início do fim da impunidade.

O que foi inaugurado no presídio estadual foram celas para recolher menores infratores, porém, isso é uma medida paliativa, uma medida temporária, já que a cidade será sede de um Centro de Medidas Socioeducativas da Secretaria de Estado de Defesa Social; também, as celas inauguradas não comportarão o número de menores que devem ser retirados do convívio da sociedade, como determia a justiça.

A inauguração do pavilhão vai abrir vaga para 30 internos, mas a demanda é muito maior, são jovens que entraram para o submundo da droga, cometem crimes assustadores e por serem menores de idade acreditam na impunidade; a eles cabem apenas medidas socioeducativas, porém, não tem lugar para que cumpram suas penas.

Alguns menores, certos da impunidade, continuam agredindo, roubando, assaltando e traficando; com esta inauguração espera-se que o problema pelo menos amenize, porque o fim virá somente com a construção do Centro, às margens do anel viário Presidente "Tancredo Neves", ao lado do novo presídio, que também será construído em Lavras.

Na inauguração do pavilhão, o vereador presidente da Câmara Municipal, Evandro Castanheira Lacerda, criticou duramente aqueles que são contra a construção do presídio e do centro para abrigar menores. Ele falou de setores da imprensa que foi contra os poderes Legislativo, Executivo e principalmente Judiciário, e que até abaixo assinado fizeram para a não construção do presídio e retirada do mesmo da área central da cidade.

A juíza Zilda Youssef Murad também usou da palavra e falou da importância da construção do centro e do presídio, ela falou também da responsabilidade da família na educação destes menores. O juiz da Primeira Vara Criminal, Infância e Juventude, Célio Marcelino da Silva, também atribuiu à família uma parcela de responsabilidade. Ele disse que a obra era paliativa e esperava que aquela construção não acomodasse as autoridades, para ele, a construção do Centro de Medidas Socioeducativas é uma necessidade para Lavras e sua região de abrangência.

Além das pessoas já citadas, falaram também um representante da Secretaria de Defesa Social, a diretora do Presídio e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep).

Estavam presentes a solenidade o advogado Silvio César de Castro, representando a prefeita Jussara Menicucci, os vereadores Júlio de Melo e Anderson Marques, advogados, delegados, conselheiros tutelares, o ex-vereador Marcos Possato, que representou o deputado estadual Fábio Cherem,  representantes da Secretaria de Defesa Social e convidados.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras