Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Tecnologia /


Publicada em: 29/08/2011 08:47 - Atualizada em: 01/11/2011 20:38
Em novembro "Google Maps mineiro" estará a um click de você
Mapa virtual encurtará as distâncias com um click, as imagens coletadas pelo carro do Google, no final deste mês, vão para a rede em novembro.

     

         Carro da Google fotografando as ruas de Lavras para o "Google Maps mineiro"

 

Quer saber o que LAVRAS TEM? Clique aqui.

No dia 22 de agosto o Jornal de Lavras postou a notícia da chegada a Lavras de um carro da Google Street View, a informação era de que as imagens das ruas de Lavras não teriam data para sua publicação, mas acreditava-se ser no próximo ano. Ágora, uma notícia divulgada pelo Google determina uma data: será em novembro que as imagens de Lavras entram para a rede mundial de computadores no programa chamado Geoportal MG3D, apelidado de "Google Maps mineiro", que vai mapear todas as cidades do estado e dispor diversos tipos de informações para consulta on-line.

O trabalho é do Instituto de Geociências Aplicadas (IGA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Atualmente, o Google Maps, ferramenta do site de buscas na internet, reúne mapas de cerca de 80 municípios. O visitante poderá localizar os principais serviços públicos de Lavras e de todas as cidades mineiras, como delegacias, batalhões da Polícia Militar, postos de saúde, universidades e escolas. Futuramente, o governo poderá agregar informações para melhorar a gestão administrativa e a assistência à população. O resultado será um conjunto de todas as 853 cidades mineiras, com detalhes sobre hidrografia, relevo, redes de transporte, sistemas de educação e saúde, estruturas socioeconômicas, de lazer e cultura.

Quem navegar no geoportal terá acessos a importantes informações, porém, algumas delas serão restritas a funcionários do governo, o que permitirá dar transparência nas ações ou fazer planejamentos. Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o IGA está desenvolvendo um sistema por meio do qual será possível saber a situação de hospitais, centros de saúde, escolas e de onde mais for necessário. Depois de pronto, bastará as secretarias, como as de Saúde e Educação, interesse em aplicar o conteúdo do banco de dados.

Uma das aplicações permitidas pelo geoportal MG3D é a instalação de câmeras para o controle de filas em hospitais e postos de saúde. Elas ficariam em pontos estratégicos que permitem acompanhar a velocidade de atendimento e identificar locais que precisam de reforço, permitindo assim reprogramar as equipes.

Tudo isso será possível graças ao sistema MG3D, um software usado pelo Google Earth Enterprise, e a Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede). Os pesquisadores passaram dois anos formando um banco para alimentar a plataforma, com dados repassados pelas secretarias e entidades estaduais, além de fotos feitas durante levantamentos aéreos, que serão processadas até o fim do ano.

O programa será também muito útil para a Defesa Civil, através dele poderá monitorar rios em épocas de chuva facilitando a retirada de famílias dos locais de risco e evitando tragédias, foi com um programa deste que o governo americano evitou uma tragédia de grandes proporções com a chegada do furação Irene, neste fim de semana. Minas Gerais é pioneira na aplicação desta tecnologia no Brasil.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras