Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 08/11/2021 13:08 - Atualizada em: 08/11/2021 16:39
Polícia Militar do Meio Ambiente prende caçador e apreende arma e armadilhas em Itumirim
A prisão foi de um morador da zona rural de Itumirim, ele foi acusado de prática de caça de animais silvestres

Arma, armadilhas, cartuchos, cornetas usadas na caça de veados e outros materiais foram apreendidos na casa do caçador. Foto: Polícia Militar do Meio Ambiente

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Polícia Militar do Meio Ambiente, de Lavras, tem combatido sistematicamente os crimes ambientais na região, os policiais ambientais trabalham através de informações do sistema de inteligência da PM e principalmente de denúncias.

Neste final de semana teve a prisão de um homem na zona rural de Itumirim, próximo ao distrito de Macuco de Minas. Os policiais chegaram até o criminoso através da informação que atribuía ao homem a posse irregular de arma de fogo e de materiais de caça e que o indivíduo era contumaz na prática de caça de animais silvestres, o que é crime.

Ao ser abordado ele acabou confirmando que praticava sim a caça de animais silvestres. Diante da confissão, os militares, de posse de mandado de busca e apreensão, entraram em sua residência e realizaram buscas, sendo encontrados uma espingarda CBC calibre 32, farta munições intactas e material para recarga de cartuchos.

Ainda dentro da residência foram encontrados dois artefatos construídos pelo próprio denunciado, conhecidos popularmente entre os caçadores por "canhão". O artefato é na verdade uma armadilha cruel que é colocada estrategicamente no "carreiro", ou rastro que o animal constrói ao passar sucessivas vezes pelo mesmo lugar.

O "canhão" é posicionado com um cano apontado para baixo e um cartucho é posicionado para a cabeça do animal, que quando passa pela armadilha, aciona o mecanismo e um tiro é disparado sobre ele, que morre na hora. Muitas vezes, o animal tem filhotes que ficam vagando pelo local próximo à mãe morta, tornando-se presas fáceis para outros animais ou para caçadores.

O "canhão" é considerado arma de fogo artesanal e é altamente perigosa, trazendo perigo a quem manuseia e a quem estiver transitando nos locais onde são armadas. O denunciado disse aos policiais que os dois artefatos eram usados para a caça de paca, um roedor que tem hábitos noturnos, um animal muito esperto, porém transita por caminhos que ele mesmo traça, o que o torna vítima de caçadores criminosos.

Ele foi preso por posse irregular de arma de fogo, munições e apetrecho utilizado na caça de animais silvestres e conduzido até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Lavras perante a autoridade policial juntamente com os materiais que foram apreendidos. Ele será processado e pagará pesadas multas, além de perder tudo que foi apreendido pelos policiais.

Se você conhece alguém que pratica a caça de animais silvestres, que apreende pássaros da fauna brasileira ou comete outros crimes ambientais, denuncie, seu nome será mantido em sigilo absoluto. Você pode denunciar pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: pmambientallavras@gmail.com. Não é necessário se identificar.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras