Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 24/08/2011 15:36 - Atualizada em: 25/08/2011 09:21
O dia que Lavras desafiou a ditadura militar e enalteceu Kubistchek
Trajes de gala para receber Juscelino Kubistchek no Clube de Lavras: ele veio a Lavras há 43 anos, para participar do Baile do Século, promovido por Judy Maceira.

     

Judy Maceira, organizadora do maior evento social que se transformou num evento político de repercussão nacional, o Baile do Século. Foto: Jornal de Lavras. Abaixo, Juscelino Kubistchek

 

O Jornal de Lavras tem uma AGENDA com os melhores eventos de Lavras e região. Quer saber? Clique aqui.

Há exatamente 43 anos Juscelino Kubitschek estava em Lavras, ele veio participar de um grande baile, o Baile do Século, organizado pela dama da sociedade Judy Maceira, idealizadora e coordenadora de grandes eventos, como o famoso baile do lançamento da Pedra Fundamental do Pavilhão "Mário Hugo Ladeira", que arrecadou fundos para a construção daquela ala do Hospital Vaz Monteiro. Judy organizou este baile do lançamento da Pedra Fundamental a pedido da amiga Dâmina Zakhia, e ele contou com o apoio do prefeito João Modesto, que mandou retirar todas as cadeiras do Theatro Municipal para que o evento fosse realizado naquele prédio.

Hoje, dia 24 de agosto, o que merece ser lembrado é o Baile do Século, que começou a ser organizado em junho de 1968 e foi realizado em 24 de agosto de 1968, portanto, foram quase três meses de preparativos. Judy atendeu ao pedido do então prefeito João Modesto, que queria fazer um grande baile para marcar o primeiro centenário de Lavras como cidade.

Judy recorreu a um amigo, o deputado estadual Sylvio Menicucci, que sugeriu o nome de Juscelino Kubitschek como convidado de honra. JK aceitou de imediato. O baile foi então preparado especialmente para recebê-lo.

A programação incluía um show de danças, com as mais belas jovens moças da sociedade, que mostrariam as danças de época para o presidente JK, um conhecido "pé de valsa". As roupas foram emprestadas pela extinta TV Tupi, elas faziam parte do guarda-roupa de uma novela de época.

Judy contou que ela e suas amigas Lúcia Cicarelli Guimarães e Iná Goulart Penido foram até São Paulo buscar as roupas, com a condição de devolvê-las no dia seguinte, pois a emissora precisava das roupas para a vestir as artistas da novela.

Tudo pronto para o baile e uma multidão foi ate o aeroporto de Lavras para receber o presidente Juscelino Kubistchek. Quando o avião taxiou na pista e a porta abriu, uma multidão foi buscá-lo nas escadarias da aeronave. JK gostava de serenata, em especial quando se cantava o "Peixe vivo", canção folclórica que acabou se convertendo numa espécie de hino com que Juscelino era saudado em toda parte. Foi assim que a multidão o recebeu: entoando o "Peixe Vivo".

Nem tudo era festa em Lavras, a presença de Juscelino Kubistchek irritou o governo militar, que enviou para a cidade dois agentes do SNI (Serviço Nacional de Informações), um deles foi ao baile para vigiar JK, porém, ele foi descoberto e ficou bastante constrangido.

O baile foi realizado no clube de Lavras e o espaço foi pequeno para a multidão. Herculano Pinto foi o locutor oficial da cerimônia e quando JK entrou foi ovacionado pela multidão. Herculano disse: "o barulho da manifestação do povo de Lavras só não foi maior que as turbinas da Hidrelétrica de Furnas", fazendo uma alusão a uma das inúmeras obras de Juscelino quando presidente do Brasil.

JK se emocionava sempre e as palavras de Herculano Pinto o deixaram de olhos lacrimejantes, tanto que ele deixou a mesa onde estava e foi até Herculano e lhe deu um forte abraço. Depois o "Presidente Bossa Nova" falou com o deputado Sylvio Menicucci que Herculano Pinto era um dos melhores oradores que ele conheceu em sua vida pública. Além de Herculano, falaram o empresário e escritor Paulo Carneiro Gileno de Novais e Sebastião Monteiro, arrancando aplausos da multidão e emocionando JK.

Juscelino quando dançou com Judy Maceira disse a ela que estava dançando com uma lady e agradeceu a homenagem que ele disse que jamais esqueceria. O fato é que JK parece não ter mesmo esquecido da homenagem, pois freqüentemente escrevia para Judy. Sempre que estava com o seu amigo Sylvio Menicucci, JK lembrava os bons momentos que passou em Lavras, os bons momentos do Baile do Século.

 

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras