Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 13/10/2021 11:38 - Atualizada em: 13/10/2021 14:07
Há 190 anos Lavras foi elevada a categoria de Vila
Lavras hoje é a quinta maior cidade do Sul de Minas, uma cidade em que sua história se mistura com a história de Minas e do Brasil

Vista parcial de Lavras, a cidade que hoje comemora seus 190 anos. Foto: Marcus Ribeiro

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Há 190 anos, um decreto de 13 de outubro de 1831 elevava a condição de Vila o arraial de Lavras, o decreto elevava a categoria de vila as seguintes povoações: São Manoel do Pomba, Curvelo, Tijuco, Rio Pardo, São Romão, Pouso Alegre, Formiga e Lavras.

Na condição de Vila, os povoados podiam criar câmaras municipais e ter dois juízes ordinários e um de órfãos. Sendo assim a Vila de Lavras.

Passados dez meses, foi instalada na Vila Lavras a sua primeira Câmara Municipal, no dia 14 de agosto de 1832 e sua primeira sessão realizou-se na residência do vereador Francisco José Teixeira e Souza. A primeira Câmara ficou assim constituída: José Antônio Diniz Junqueira, presidente; Francisco José Teixeira e Souza, Thomaz de Aquino Alves de Azevedo, Antônio Caetano de Andrade, Antônio Simões de Souza, Manoel Thomaz de Carvalho e Domingos de Abreu Salgado.

Os primeiros funcionários da Vila de Lavras foram: secretário da Câmara, Antônio Ferreira Valongo; procurador municipal, capitão João de Deus Alves do Nascimento; fiscal, capitão João Manoel Custódio Netto; porteiro da Casa da Câmara, José Ferreira Godinho; coletor, capitão Pedro Alves de Andrade; escrivão da coletoria, Luciano Antônio Brasileiro; promotor público, padre Francisco de Assis Braziel, conhecido pela alcunha de padre Tutu.

Lavras permaneceu na condição de vila por 37 anos, até o dia 20 de julho de 1868, quando uma lei provincial número 1.510 de 20 de julho elevou Lavras a categoria de cidade, ao mesmo tempo em que Aiuruoca e Piumhi.

O aniversário de Lavras como cidade não era comemorado até 1914, quando no dia 18 de setembro daquele ano, o professor Firmino Costa Pereira apresentou à Câmara Municipal um ofício onde comunicava que o Grupo Escolar havia instituído a data de "20 de julho" para comemorar o "Dia da Cidade". Na oportunidade, Firmino Costa sugere à Câmara a adotar como data comemorativa a lei provincial número 1.510 de 20 de julho de 1868, que elevou a Vila de Lavras a condição de cidade.

No outro dia foi votada e aprovada em caráter de urgência a lei sugerida pelo professor Firmino Costa, e em 26 de setembro ela foi promulgada e sancionada sob o número 573-A. A primeira celebração foi realizada no dia 20 de julho de 1915, com desfile dos alunos do Grupo Escolar e outras atividades.

A data de 20 de julho foi comemorada oficialmente de 1915 a 1980. Após isso, por sugestão do genealogista Ary Florenzano ao então prefeito Maurício Pádua Souza, a data de 13 de outubro, que elevou o arraial de Lavras a categoria de Vila, passou a ser a data oficial de aniversário de Lavras.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras