Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Cultura /


Publicada em: 08/07/2010 12:34 - Atualizada em: 08/07/2010 18:44
Embaixadas de Reis terão encontro em Ijaci, este mês
Uma das mais ricas manifestações culturais do Brasil e da formação da identidade cultural mineira, que ainda hoje se mantém viva na região de Lavras.

     

        Foto ilustrativa de Embaixada de Reis

 

Quem nunca se encantou com a apresentação de uma Embaixada de Reis? São pessoas simples que expressam através de suas cantigas de devoção a Deus, tradição vinda da Europa no século XVIII. Conhecidas como Folias de Reis, termo usado de forma pejorativa, já que o correto seria Embaixada de Reis, são diferenciadas nas regiões brasileiras através de instrumentos, cantigas e roupas.

No Sul de Minas, um grupo de Embaixada de Reis tem a Bandeira ou Estandarte que é decorado com figuras alusivas ao menino Jesus, ou mesmo com palavras relativas à data. Outro componente importante é o Bastião que se veste de modo característico, mascarado e sempre porta uma espada, este tem a função de folião propriamente dito, levando alegria por onde a folia passa, e como que abrindo caminho para a passagem da Embaixada que, de certa forma, representa os próprios Reis Magos.

O Bastião tem, também, a função de citar textos bíblicos e recitar poesias alusivas. Na seqüência, o grupo de vozes se organiza em Mestre, Ajudante, Contrato, Tipe, Retipe, Contratipe, Tala, ou Finório. Na verdade esses nomes se referem a uma organização das vozes em tons e contratons durante a cantoria, o que leva a formação de um coro muito agradável aos ouvidos. O Mestre, por sua vez, tem papel especial de iniciar o canto, que é feito em versos e de improviso, agradecendo os donativos da casa visitada. Os outros componentes então repetem os versos, cada qual em sua voz, na cadência definida pelo Mestre, acompanhados pelos instrumentos que portam.

As Embaixadas de Reis saem às ruas em dezembro, e os embaixadores recolhem seus instrumentos e a Bandeira no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis. Mas, quem aprecia esta modalidade do nosso folclore terá a oportunidade de ver, ainda este ano, diversas representações de Reis no Segundo Encontro de Embaixadas de Reis de Ijaci, que será realizado entre os dias 23 e 25 deste mês, na praça Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Serra.

O encontro terá também espetáculo pirotécnico, quadrilha, apresentação de corais, roda de viola, forró, alvorada, apresentação de Embaixadas e missa. Confira toda a programação na Agenda, do Jornal de Lavras.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras