Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 24/09/2021 18:44 - Atualizada em: 25/09/2021 12:03
O atual presídio, que fica na área urbana de Lavras, está sem espaço físico para salas de aula
A ociosidade dos detentos na cadeia é prejudicial para a sociedade. Este problema, entre outros, poderá ser solucionado com a construção do novo presídio

Anexo inaugurado no presídio de Itajubá na semana passada. Foto: Ascom/Sejusp

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Apesar de ser uma exigência da lei de Execuções Penais, o trabalho de condenados nas prisões brasileiras está longe de ser uma realidade. Em 2011 entrou em vigor a lei que permite reduzir pena também pelo estudo. O objetivo de ambos, é a oportunidade de ressocialização visando a diminuição de crimes na sociedade: é um incentivo para que o detento não volte para o mundo do crime ao deixar a prisão.

O sistema prisional do Brasil tem uma série de falhas que, inclusive, não permitem que as próprias leis sejam cumpridas, como esta dos estudos, por exemplo. Muitas vezes, a ociosidade dos presos é ocasionada por falta de estrutura física e, com isso, também perde a sociedade, uma vez que com a ociosidade, eles poderão ser "devolvidos" para o convívio social mais problemáticos ainda do que quando entraram. 

Em Lavras, por exemplo, a escola que funcionava dentro do presídio está desativada desde 2018, isso por problemas estruturais.

Devido a isso, não é possível desenvolver qualquer atividade pedagógica elaborada, como aulas presenciais, cursos, palestras e manter o programa de remição pela leitura. Desde então, dezenas de presos deixaram de estudar por falta de uma estrutura. 

A reportagem do Jornal de Lavras entrou em contato com a direção do presídio em Lavras e fomos informados que qualquer assunto referente à unidade da cidade teria que ser tratado diretamente com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).

Mas o jornal apurou com um ex-detento que o novo presídio, que será edificado às margens da BR-265, fora da mancha urbana do município, terá uma escola estadual.

De acordo com uma tese de doutorado de 2009, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), quando o preso estuda na cadeia, as chances de voltar ao crime diminuem em 39%.

Na semana passada o govenador Romeu Zema inaugurou em Itajubá um anexo do presídio daquela cidade, com vagas para 306 detentos, com isso, o presídio de Itajubá passou a contar com 712 vagas, 112 a mais que o presídio de Lavras que será construído.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras