Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 23/09/2021 15:34 - Atualizada em: 24/09/2021 08:34
Cônsul Geral da Espanha visitará Lavras nesta sexta-feira e fará doação de obra rara para a Ufla
Ele fará a doação da coleção Flora de la Real Expedición Botánica del Nuevo Reino de Granada", de Celestino Mutis

Cônsul Geral da Espanha no Rio de Janeiro, Luis Prados Covarrubias, que estará em Lavras amanhã. Foto: Gobierno de España

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Amanhã, sexta-feira, dia 24, estará em Lavras o Cônsul Geral da Espanha no Rio de Janeiro, Luis Prados Covarrubias, ele vem a Lavras para fazer a doação à Universidade Federal de Lavras (Ufla), de 26 volumes de uma importante, rica e rara coleção de desenho botânico, a obra "Flora de la Real Expedición Botânica del Nuevo Reino de Granada", de Celestino Mutis. Quem receberá o Cônsul espanhol e a obra será o reitor em exercício, professor Valter Carvalho de Andrade Junior.

O evento será realizado no Salão dos Conselhos da Reitoria da Ufla e será de público limitado, devido à pandemia, contando com a presença e participação do Diretor de Relações Internacionais da Universidade, professor Antônio Chalfun Junior, além do engenheiro-arquiteto Carlos Fernando Moura Delphim, especialista em paisagens culturais e jardins botânicos, que realizará uma palestra cultural sobre o tema da obra e as possibilidades na área de Botânica entre Espanha e Brasil.

"É um grande prazer doar este material a uma das instituições de ensino superior de maior prestígio de Minas Gerais", afirma o Cônsul Luis Prados. "Trata-se de ampliar o acesso de toda uma geração de estudantes a uma obra científica de excelência, verdadeiro inventário da natureza que reúne, em desenhos, a mais de 3,5 mil espécies diferentes de plantas, cerca de 10% de toda a flora colombiana (uma das mais ricas do mundo) do final do século XVIII e início do século XIX".

A obra foi escrita pelo sacerdote, astrônomo, matemático e médico espanhol José Celestino Mutis y Bosio (Cádiz, 1732 – Santa Fé de Bogotá, 1808) que, durante cerca de 30 anos (1783-1816), dirigiu um projeto científico impulsionado e subvencionado pela Coroa Espanhola, no então Vice-Reino da Nova Granada (atualmente Colômbia). Cerca de 50 artistas participaram da realização da obra e o resultado, para além da edição da monumental publicação, foi o desenvolvimento da pintura na Colômbia, com a fundação da primeira Escola de Arte.

A doação da obra à Ufla insere-se em um profícuo relacionamento entre a Universidade e instituições espanholas, materializado em uma série de acordos e parcerias já existentes. A visita do Cônsul Luis Prados reforça essa relação e abre novos horizontes de colaboração.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras