Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 22/09/2021 13:39 - Atualizada em: 22/09/2021 17:24
Secretaria de Estado de Saúde de MG confirmou que existem casos da variante Delta em Lavras
A informação foi divulgada na manhã de hoje pela SES-MG, até o momento a Prefeitura de Lavras não se manifestou

Variante Delta - Foto: Getty Images via BBC

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, na manhã desta quarta-feira, dia 22, dois casos da variante Delta em Lavras. Com isso, confirma o que informaram os pesquisadores do Núcleo de Pesquisa Biomédica da Universidade Federal de Lavras (Nupeb/Ufla), que comunicou a imprensa no dia 4 de setembro da existência da variante Delta na cidade.

Na época, o Nupeb concluiu a pesquisa através do sequenciamento de dez amostras de genomas do SARS-CoV-2 procedentes de pacientes positivos, residentes no município de Lavras, por meio de pesquisas realizadas pelo grupo. A nota para a imprensa foi assinada pelos pesquisadores Victor Satler Pylro, Joziana Muniz de Paiva Barçante e José Cherem. Após o sequenciamento foi possível identificar três variantes, sendo uma amostra classificada como AY-4, sete amostras classificadas como P.1 e duas amostras de B.1.1.

A importancia de se ter um núcelo de pesquisa como o Nupeb/Ufla na cidade foi através deste caso confirmada: a população de Lavras teve acesso à informação da existência da variante Delta na cidade muito antes da divulgação oficial por parte do Poder Público municipal e estadual, podendo assim ter conhecimento da real situação com antecedência e se precaver, se assim quizesse. 

Na época, a divulgação pelo Nepeb da presença da variante Delta em Lavras causou uma reação inesperada das autoridades municipais: a Prefeitura de Lavras, emitiu uma nota que não desmentia a existência da variante Delta, mas questionava a condução do processo que levou a descoberta. Sem apresentar base científica, a nota da prefeitura informou que, "apesar de ser uma variante com maior transmissibilidade, ela não é mais letal", o que contraria até a Fiocruz que afirmou, no dia 30 de agosto, há exatos 7 dias, que "a Delta é uma variante de especial preocupação, da que é preciso conhecer mais sobre ela".

Agora com a confirmação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a SES, a manifestação da prefeitura é aguardada com interesse pela população lavrense.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras