Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 08/07/2010 02:02 - Atualizada em: 02/11/2011 11:15
Estudantes estrangeiros tiveram encontro em Lavras
Estudantes do Chile, Uruguai, Brasil, Noruega, Eslováquia e Letônia participam de encontro no Cedet. Eles fazem parte de um acordo celebrado em 2004 entre a Aspat e a União Européia.

     

Estudantes europeus e latino-americanos se encontram em Lavras, resultado de uma parceria entre a União Européia e a Aspat

 

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a educadora Zenita Guenther são os que mais projetam Lavras para o Brasil e para o mundo. Zenita é a idealizadora e realizadora do Cedet (Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento) e da Aspat (Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento), instituições conhecidas em todo o mundo e que são referencias na educação de crianças com inteligência acima da média, as chamadas "crianças talentosas". A Aspat de Lavras serviu de modelo e foram criadas Aspats em vários estados do Brasil

Em 2004, devido a importância da educadora Zenita Guenther e seu trabalho no Brasil, a União Européia incluiu a Aspat em seu programa Youth for Europe (Juventude pela Europa), cujo objetivo maior é facilitar o conhecimento e convivência entre grupos de jovens adolescentes dos vários países, com vistas a diminuir falsos conceitos e pré-conceitos, e facilitar a vida em harmonia, em um mundo que se torna a cada dia menor, e mais conturbado nas relações entre pessoas e grupos.

Com isso, a UE objetiva reunir países do velho continente com países da América Latina, no âmbito de um intercambio com jovens com idade entre 15 e 18 anos, de escolas públicas e origem sócio econômica desfavorecida. De cada país participam entre 7 a 8 jovens e um líder, os quais planejam e acompanham o projeto de intercambio sócio-cultural. As atividades feitas em conjunto pelos jovens de todas as nacionalidades visam desenvolver competências sociais através de vivência e aprendizagem não formal.

As despesas de viagens tem a co-participação de 30% por parte das comunidades ou instituições a que pertencem os participantes e, o restante, é suportado pelos apoios da União Européia. Em 2010 o encontro na América Latina seria realizado no Chile, entretanto, devido ao terremoto que abalou aquele país em fevereiro, a União Européia decidiu pelo Brasil como sede do encontro e solicitou que a Aspat, em Lavras, acolhesse os jovens.

São seis países envolvidos, sendo três europeus e três latino-americanos: Eslováquia, Noruega e Letônia, representando a Europa e, Brasil, Chile e Uruguai representando a América Latina. A previsão é de cerca de 50 adolescentes e lideres participem do encontro, incluindo um grupo de 7 brasileiros, indicados pelas Aspats. O programa é desenvolvido enfatizando o intercâmbio social para a troca de experiências, convivência nos esportes, danças e atividades recreativas levando a aprendizagem da língua, história, cultura e peculiaridades de cada país.

No final de semana Lavras recebeu os jovens estudantes estrangeiros, eles foram recepcionados pelas equipes da Aspat e do Cedet.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras