Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 01/09/2021 13:31 - Atualizada em: 01/09/2021 18:54
Pesquisadores do Nupeb/Ufla visitaram o Centro de Treinamento da Empresa ThermoFisher Scientific
O grupo de pesquisadores do Nupeb/Ufla tem se destacado em trabalho de enfrentamento a pandemia

Representante do Centro de Treinamento e os pesquisadores José Cherem, Victor Pylro e Joziana Barçante

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Pesquisadores do Núcleo de Pesquisa Biomédica da Universidade Federal de Lavras (Nupeb/Ufla), professor Victor Pylro, professora Joziana Barçante e o médico José Cherem, fizeram uma visita técnica ao Centro de Treinamento da ThermoFischer Scientific do Brasil em São Paulo.
Esta visita faz parte da parceria firmada entre esses pesquisadores, o Instituto René Rachou (Fiocruz/Minas) e a empresa, que visa o desenvolvimento/validação de tecnologia para o entendimento do papel microbiota nasal na resistência ou susceptibilidade de indivíduos à infecção do SARS-CoV-2. Os resultados dessa parceria podem fomentar a otimização de medidas terapêuticas contra a Covid-19. Além disso, a proposta contempla o rastreio de variantes virais nas amostras analisadas, melhorando a capacidade local de vigilância genômica.

A empresa é líder mundial no desenvolvimento de produtos (equipamentos e consumíveis) para laboratórios de pesquisa e tem se destacado como referência no desenvolvimento de ferramentas diagnósticas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. ThermoFisher possui uma vasta linha de testes e consumíveis para serem utilizados não só no diagnóstico molecular da infecção pelo Sars-CoV-2, mas também na pesquisa das diferentes variantes do novo coronavírus, o maior interesse do grupo neste momento. .
Desde maio de 2021, o grupo de pesquisadores do Nupeb/Ufla tem realizado reuniões com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para alinhamento de projetos de epidemiologia molecular, no intuito de sequenciar pelo menos mil amostras para identificação de variantes circulantes no estado de Minas Gerais.
O acompanhamento das variantes e a pesquisa de potenciais mecanismos de bloqueio da infecção viral que causa a Covid-19 são possíveis mecanismos de combate no enfrentamento desse terrível vírus.

A microbita, conjunto de microrganismos que vive em nosso corpo, podem ser importantes "soldados sentinelas" para evitar essa infecção. O estudo vislumbra a possibilidade de desenvolvimento de tecnologias de fácil utilização, que associe a microbiota para prevenção da infecção pelo Sars-CoV-2. O estudo da microbiota humana e do microbioma tem sido foco de estudos nos grandes centros de pesquisa do mundo, que veem a possibilidade de tratamento de doenças inflamatórias, autoimunes e cognitivas relacionadas às mais diversas causas.

O grupo de pesquisadores do Nupeb/Ufla tem sido incansável na busca de apoio para realização de pesquisas que possam ajudar a população e as autoridades sanitárias a entender e enfrentar melhor a pandemia.

É necessário que as autoridades se alinhem com a ciência para tentarem minimizar a dor, sofrimento e as irreparáveis perdas ocasionadas pela pandemia de Covid-19, é o mínimo que todos nós esperamos.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras