Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 15/08/2011 18:01 - Atualizada em: 02/11/2011 12:14
Abalo sísmico deixou moradores de cidade vizinha de Lavras em polvorosa
Cidade vizinha de Lavras tremeu na tarde de domingo, deixando a população alarmada, o Jornal LavrasNews já havia noticiado a previsão do abalo em 2002.

     

          Vista aérea de Ijaci, cidade que tremeu na tarde deste domingo

 

LAVRAS TEM Distribuidora de água Bioleve e bebidas. Quer saber? Clique aqui.

Os moradores da cidade de Ijaci ficaram assustados na tarde deste domingo, dia 14; um abalo sísmico ocorreu e durou poucos segundos, o suficiente para deixar em polvorosa os moradores daquela cidade e também da zona rural de Lavras. O abalo de ontem não provocou danos materiais e nem teve vítimas, apenas assustou a população.

Em outubro de 2002, o professor Allaoua Saadi, coordenador do Núcleo de Geomorfologia Aplicada e Gestão Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG), realizou uma pesquisa inédita na região de Bom Sucesso, Ijaci e Lavras sobre a incidência de terremotos no país e na lista, 20 cidades mineiras apareciam na relação de cidades ameaçadas por abalos sísmicos de grande intensidade.

Entre as cidades de risco está, Bom Sucesso, que já sofreu abalos em 1840, 1842, 1901, 1902, 1919, 1920, 1935 e 1977. Outra cidade é Ijaci. Saadi identificou 48 fissuras geológicas  em todo o território brasileiro, algumas com centenas de quilômetros de extensão.

Na época, a reportagem do jornal impresso LavrasNews conversou com o professor Allaoua Saadi e ele explicou que são rachaduras naturais, a maioria em formação há milhares de anos, que originam os terremotos, ocasionados por deslocamento das placas tectônicas.

Na época, também foi cogitado que a formação do lago da Hidrelétrica do Funil, aquela região, incluindo Bom Sucesso, Macaia e Ijaci, poderia voltar a tremer, como nos anos 19 e 20, quando a população foi obrigada a dormir na rua por dois anos.

Na época o professor Saadi disse que o peso das águas do lago poderia, segundo ele, fazer com que as placas tectônicas, blocos que formam a crosta terrestre, se movimentassem fazendo tremer aquela região.

Na época também o professor Allaoua Saadi disse que não poderia prever quando e nem a intensidade dos tremores. Saadi disse também que isso não seria motivo para alarmar a população, mas que os procedimentos de praxe deveriam ser tomados como precaução. A área estudada pelo professor Allaoua Saadi deu-se o nome de "planície de Ijaci".

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras