Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 22/08/2021 14:30 - Atualizada em: 22/08/2021 18:32
Unilavras recebe prêmio Professor José Luiz de Mesquita
Unilavras recebe prêmio "José Luiz de Mesquita", por serviços prestados em prol da preservação do patrimônio histórico de Lavras

Janaína Faleiro, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unilavras recebeu o prêmio no Dia Nacional do Patrimônio. Foto: Marco Aurélio Bissoli

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

No dia 17, foi comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional do Patrimônio, e em Lavras não foi diferente: o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Lavras conferiu ao Centro Universitário (Unilavras), o prêmio "José Luiz de Mesquita" pelos serviços prestados através de diferentes ações em prol da preservação do patrimônio cultural, através do curso de Arquitetura e Urbanismo daquela Instituição de ensino.

A coordenadora do curso, Janaína Faleiro, representou o Unilavras e recebeu o prêmio Professor José Luiz de Mesquita. Logo após, ela participou de uma roda de conversa no IV Fórum do Patrimônio Cultural de Lavras. O evento foi realizado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em comemoração a data.

O prêmio é resultado das atividades desenvolvidas no decorrer dos anos pelo curso de Arquitetura e Urbanismo nos bairros de Lavras e na Prefeitura Municipal. Entre os principais trabalhos, destacam-se projetos e programas de extensão que buscam o resgate histórico dos bairros, além do apoio dos estagiários do curso durante o processo de inventários na Prefeitura. No bairro Água Limpa, por exemplo, os alunos e professores já desenvolveram diversas cartilhas sobre Educação Patrimonial para distribuição em escolas, além de fazerem visitas com os projetos (RE)Vivendo o Água Limpa e o Cabana Encantada.

Com o Grupo de Estudos em Patrimônio Cultural do Unilavras, o curso também já foi destaque no Seminário de Iniciação Científica da Instituição. Além disso, o núcleo já publicou diversos artigos científicos relacionados ao Patrimônio Cultural de Lavras em revistas e anais de congressos no Brasil. Assim também o Unilavras vem participando ativamente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Lavras, tendo as professoras Janaína Faleiro e Marisa Pereira como representantes do Centro Universitário.

O IV Fórum do Patrimônio Cultural de Lavras foi um evento de iniciativa da Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura de Lavras (SELTC), que faz parte da 8º Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Durante o evento, o quadro "Verônica" foi exposto aos participantes pela primeira vez após ter retornado a Lavras. Datado de 1805, o quadro é atribuído ao artista são-joanense Joaquim José da Natividade, que também é autor das pinturas existentes no interior da Igreja do de Nossa Senhora do Rosário.

José Luiz de Mesquita – O prêmio recebeu esta denominação em homenagem ao professor que foi o responsável pelo tombamento da igreja do Rosário no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a igreja do Rosário é o único bem tombado a nível nacional no município de Lavras.

O tombamento daquele templo de 267 anos foi deferido pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2 de setembro de 1948, de acordo com p processo número 368-T sob a inscrição 316 no livro de Belas Artes, folha 67.

O professor José Luiz de Mesquita, durante quatro décadas alfabetizou quase seis mil alunos. Foi fundador da Euterpe Operária, em 1910; fundou a Sociedade Operária Lavrense, em 1909; fundou e dirigiu o jornal "O Operário"; militou nos seguintes jornais: "O Municipal", "O Município", "O Incentivo", "O Civilista", "Tribuna do Povo" e na "Revista Ilustrada Ei".

Trabalhou para os jornais "O Repórter" e "Ação Social", de São João del-Rei, "O Bambuí", o "28 de Setembro", de Pouso Alegre, "A Abelha" e "O Verbo", de Nepomuceno, "O Operário", de Lisboa, Portugal.

Foi um dos fundadores do "Moreno Esporte Clube", do "Crisântemo Clube", da Sociedade de São Vicente de Paulo, em Lavras. Ele faleceu no dia 16 de junho de 1967.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras