Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 20/08/2021 21:17 - Atualizada em: 21/08/2021 12:42
Cultura da Congada mineira ganha portfólio realizado por estudantes da Ufla
Pesquisa documental do curso de Pedagogia reúne informações da manifestação cultural em 14 cidades mineiras

Embaixada de Reis "Mensageiros da Paz", do bairro Lavrinhas. Foto: Jornal de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Uma pesquisa documental sobre a Congada foi realizada por estudantes da disciplina de Metodologia do Ensino de História e Geografia (MEHG), do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (Ufla). A Congada, também conhecida como Congado ou Congo, é uma manifestação cultural e religiosa que faz parte do Folclore Brasileiro. A festa popular teve origem século XVII no Brasil e carrega elementos culturais africanos e católicos da época colonial.

A pesquisa "Congada em Lavras e em outras cidades de Minas Gerais" foi baseada no trabalho de Pedagogia de Projetos e a Interdisciplinaridade, sob coordenação da professora da Faculdade de Ciências Humanas, Educação e Linguagens (FAELCH) Elaine das Graças Frade, e teve como objetivo principal realizar uma pesquisa documental em fontes digitais, impressas e orais a respeito da manifestação cultural das congadas em cidades mineiras, como forma de ampliar o registro de informações relevantes.

De acordo com a docente, a pesquisa sobre Congada "surgiu das discussões do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Formação Docente (InterUfla), que possui um pesquisador externo, o professor Ewerton de Brito, da Universidade de Roma, que trabalha com essa temática na Educação Patrimonial, e com a ideia de trabalhar ensino, pesquisa e a extensão".

Ao todo, 37 estudantes do quarto período do curso participaram da proposta de construção dos projetos e a realização das atividades vivenciais orientadas, mesmo durante o ensino remoto realizado em razão da pandemia da Covid-19. "Para os estudantes, essa experiência proporcionou o contato com a produção de material didático, a vivência de atividades em locais fora da escola, com o uso de materiais da vida cotidiana, a percepção de que em ensino remoto é possível ressignificar as histórias e lugares, e ainda, favoreceu o trabalho com a Educação Patrimonial, por meio da construção de portfólios com as descrições e reflexões a respeito das vivências propostas", comenta a professora Elaine.

Cada estudante investigou a manifestação cultural em sua cidade e registrou um portfólio com relatos, fotos e registros encontrados em plataformas digitais. No total, mais de 40 manifestações culturais entre congada e folia de reis de 14 cidades foram analisadas. "Foi uma experiência que enriqueceu minha base cultural, fazendo com que eu perceba a cultura do Brasil, e em especial de bairros da minha cidade, a história cultural brasileira, os bens culturais, a memória e identidade de grupos e povos, o ambiente, a família - o elo familiar, os saberes e fazeres", comenta a estudante Letícia de Fátima Ferreira.

Além do material produzido, que poderá servir de base para estudos futuros, a imersão na cultura brasileira foi uma experiência enriquecedora, como afirma o estudante José Carlos Festucci. "Está presente em documentos oficiais do governo, e já há algum tempo existe um esforço para a inserção de conteúdos étnico-raciais na educação básica. A Congada pode muito bem ser inserida na escola para estudantes de qualquer idade. Aqui, vejo caminhos e possibilidades que poderei trabalhar na sala de aula quando, de fato, estiver na posição de educador, pretendendo abarcar o máximo das culturas existentes ao nosso redor."

Para a professora Elaine, trabalhar com temáticas que destaquem as questões culturais que fazem parte da história de formação do território de Minas Gerais, em especial de Lavras e região, é muito gratificante. "A riqueza do material coletado pelos estudantes nos faz perceber o quanto ainda precisamos nos dedicar à pesquisa e ao registro documental a respeito da Congada e das Folias de Reis em nossa região", diz.
Para ter acesso aos projetos interdisciplinares sobre a Congada e os Portfólios do segundo semestre de 2020, basta clicar aqui.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras