Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 16/08/2021 15:50 - Atualizada em: 16/08/2021 18:49
AMM e Sebrae debatem desenvolvimento do turismo na macrorregião sul de Minas Gerais
Em Boa Esperança, "AMM nos municípios" volta a levar capacitação ao interior do estado, seguindo todos os protocolos necessários da onda verde do Minas Consciente

Boa Esperança será sede do debate na sexta-feira

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Boa Esperança, na macrorregião Sul de Minas Gerais, será anfitriã do primeiro "AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades", no dia 20, sexta-feira, das 8h às 17h, no Espaço de Eventos Villa Minas.

O evento seguirá, rigorosamente, todos os protocolos sanitários da onda verde em que se encontra a região. A nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a Associação Mineira dos Municípios (AMM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), debaterá o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do estado. O foco deste primeiro encontro será o fomento do turismo.

O presidente da AMM e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, reforça que Boa Esperança é um dos municípios que está na onda verde do "Minas Consciente" e, com isso, torna-se um ambiente seguro para a realização do evento. "Estávamos ansiosos para voltar a promover os encontros presenciais dentro do projeto Desenvolve Minas Gerais, mas era preciso aguardar o momento certo, pensando sempre na saúde da população. Este evento, e todos os outros em parceria com o Sebrae, tem o objetivo de levar capacitação e informação relevantes para a promoção do desenvolvimento dos municípios e, em Boa Esperança, trata-se, sobretudo, do investimento no turismo, devido ao potencial da região", ressaltou. "Capacitar, qualificar, criar oportunidades, debater ideias e projetos para melhorar a gestão nos municípios estarão sempre na nossa pauta", finalizou Julvan.

Mais de 90% dos pequenos negócios do Turismo sofrem com a queda do faturamento, como mostra a 11ª edição da pesquisa Impactos do coronavírus nos pequenos negócios, feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre os dias 26 de maio e 1º de junho.

De acordo com o estudo, o faturamento do setor caiu 68% no período, resultado pior que o registrado em março deste ano, quando houve queda de 59%. "Precisamos pensar em políticas públicas municipais e regionais que criem melhores oportunidades de acesso a crédito, entre outras ações que incentivem os empreendedores a investirem em seus negócios, gerando renda e desenvolvimento para os municípios de Boa Esperança e de toda a macrorregião Sul de Minas Gerais", afirma João Cruz Reis Filho, diretor técnico do Sebrae Minas.

No evento, o prefeito de Boa Esperança e 2º tesoureiro da AMM, Hideraldo Henrique, falará sobre a "A transformação da cidade em destino turístico", apresentando o trabalho feito na sua gestão à frente do município. "O turismo é hoje uma das principais fontes de emprego e renda e Minas Gerais. É de suma importância esse projeto da AMM e do Sebrae para fomentar os projetos locais, quando vamos debater ideias, trocar experiências e mostrar o potencial de cada região", afirmou o prefeito.

Ao longo do dia, especialistas técnicos das entidades parceiras e prefeitos apresentarão palestras e cases, como: "Momento TCU: Programa Nacional de Prevenção à Corrupção"; "Reinventando o turismo: economia criativa, inovadora e humanizada"; "O papel do município na implantação das políticas públicas de turismo para geração de emprego e renda"; além do painel sobre "Cidade Empreendedora" e dos cases "Transformação municipal na prática: dos servidores aos empreendedores", "A educação como instrumento para o desenvolvimento econômico", "Juro zero como fomento para o desenvolvimento empresarial" e "Estudos estratégicos para o desenvolvimento econômico de municípios (macrorregião sul)".Confira a programação completa clicando aqui.

O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

O projeto já realizou dezesseis edições virtuais do "AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais". Também foi realizado o "AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores", com nove webnários que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais.

Vários cursos e mentorias de qualificação estão sendo realizados desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.

O Desenvolve Minas Gerais com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

https://portalamm.org.br/wp-content/uploads/Desenvolve-minas-Boa-esperanca-Programacao.pdf

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras