Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 14/08/2011 11:01 - Atualizada em: 02/11/2011 12:15
O céu de Lavras amanheceu desenhado na manhã deste domingo
Jogo da velha: riscos no azul do céu de Lavras proporcionaram um espetáculo aos lavrenses.

     

          Céu de Lavras na manhã deste domingo amanheceu cortado. Foto: Jornal de Lavras

 

O Jornal de Lavras tem uma AGENDA com os melhores eventos de Lavras e região. Quer saber? Clique aqui.

O homem sempre direcionou seu olhar para o céu, mesmo quando ainda não se pensava na possibilidade de voar, mas o céu já guiava os homens que traçavam seus mapas orientados pelas estrelas e o sol, que por séculos guiaram os navegantes, os bandeirantes e os aventureiros. Sobrevoar as nuvens é coisa relativamente nova, tem pouco mais de cem anos, tiramos os pés do chão por causa de dois brasileiros, o primeiro foi Bartolomeu de Gusmão, um sacerdote nascido em Santos (SP) que inventou o primeiro "aeróstato operacional", um balão navegável a que se chamou de "Passarola", o que fez com que o padre voador se tornasse uma figura importante na história da aeronáutica mundial.

Depois foi a vez de outro brasileiro, de um mineiro: Alberto Santos Dumont, o inventor do avião, responsável pela façanha de tirar do chão uma grande estrutura e realizar o primeiro vôo mais pesado que o ar, em 1906, em Paris, na França.

O tempo passou e o homem conquistou o espaço, chegou a Lua e aprimorou as aeronaves. Tudo mudou, menos o costume milenar dos homens: direcionar sempre seu olhar para o céu, sempre buscando encontrar alguma coisa. Na manhã deste domingo, quem acordou mais cedo teve a oportunidade de assistir um espetáculo interessante: o céu de Lavras parecia o jogo da velha, isso porque o tempo estava limpo e sem ventilação, mas principalmente devido a umidade relativa do ar, que tem estado muito baixa nos últimos dias.

As descargas dos jatos que cruzaram o céu deixaram linhas retas que permaneceram por muito tempo em suspensão, isso acontece porque o vapor que sai das turbinas do jato ao entrar em contato com o ar frio se congela, aquilo são cristais de gelo que se formam durante o trajeto do avião, ao contrário dos que muitos pensam, não é fumaça.

O fato é que quem olhou para o céu de Lavras - que segundo o apresentador Jô Soares é, juntamente com o céu de Brotas (SP), o mais lindo do mundo - cortado pelas linhas deixadas pelos jatos, certamente se encantou.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras