Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 11/08/2021 12:56 - Atualizada em: 11/08/2021 16:06
Lavrense preside Academia Sul-Mineira de Letras, Artes, Cultura e Ciências
Adriano é lavrense e já concorreu ao prêmio Jabuti de Literatura Infantil

Adriano Messias, escritor lavrense que mora em São Paulo e que agora está ocupando a presidência da Academia Sul-Mineira de Letras, Artes, Cultura e Ciências

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

Em julho, no dia 24, foi inaugurada virtualmente a Academia Sul-Mineira de Letras, Artes, Cultura e Ciências (Asmilacc), "Casa do Professor Antônio Candido", que conta com quarenta ocupantes de cadeiras patronais.

À semelhança das academias clássicas do gênero, como as cinco academias francesas e a própria Academia Brasileira de Letras (ABL), a Asmilacc tem por objetivo divulgar, fomentar e criar atividades, ações e eventos em torno do patrimônio material e imaterial, tanto cultural quanto científico, do chamado Sul de Minas Expandido.

A concepção expansiva do Sul do Estado incorpora formas, expressões, patrimônios e personalidades transmantiqueiranos, incluindo-se parcerias internacionais, com o intuito de uma maior internacionalização da região.

A Asmilacc também soma esforços à candidatura de Poços de Caldas como cidade criativa literária, o que, espera-se, seja reconhecido pela Unesco em 2023.

Na "Casa de Antônio Candido" – este pensador brasileiro da sociologia e da literatura que tão presente foi no Sul de Minas –, ocupam as cadeiras personalidades sul-mineiras ou com lastro afetivo com a região – moradoras ou não –, com destacado valor no panorama da cultura e da ciência no Brasil.

Como parte de sua missão, a Asmilacc se voltará também às questões ligadas à infância e à juventude, à promoção do livro e da leitura, e colaborará para auxiliar na proteção dos direitos humanos, da democracia e dos ecossistemas.

Muito mais do que uma academia para agremiar nomes, a Asmilacc, nas figuras de seu Presidente, o escritor e pesquisador Adriano Messias, natural de Lavras e residente em São Paulo, e de seu Vice-Presidente, o escritor e arquiteto Haroldo Paes Gessoni, de Poços de Caldas, tem uma proposta proativa, causadora de impactos positivos, mantendo um discurso jovem e pautado às demandas sociais e democráticas tão necessárias ao país.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras