Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 12/08/2011 06:31 - Atualizada em: 12/08/2011 11:26
Em nota, SRS afirma que notícia divulgada em Lavras foi equivocada
A Superintendência Regional de Saúde de Varginha desmente publicações que tentaram desqualificar a saúde do município de Lavras.

     

          Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa) de Lavras

 

LAVRAS TEM Distribuidora de água Bioleve e bebidas. Quer saber? Clique aqui.

A Superintendência Regional de Saúde de Varginha divulgou para a imprensa, na tarde de quinta-feira, dia 11, uma nota de esclarecimento. Segundo a nota, foram divulgados, por diversos meios de comunicação, parte de um estudo realizado pelo Núcleo de Gestão Microrregional da SRS Varginha. A nota afirma que a divulgação foi distorcida ou com o intuito tendencioso para manipulação da opinião pública quanto à qualidade dos serviços públicos de saúde dos municípios.

Segundo a nota, o estudo trata de uma análise preliminar do alcance das metas pactuadas no Pacto pela Vida 2010, pelos municípios da SRS Varginha. A nota afirma ainda que o gráfico de Classificação Geral dos Municípios não reflete a qualidade da assistência à saúde prestada. Os indicadores avaliados tratam exclusivamente de "alimentação de sistemas de informação" e não possibilitam estabelecer com isto a qualidade e/ou quantidade de serviços de saúde ofertados.

Alcançar a meta pactuada não significa que o município executou mais ações de saúde, ou menos, e também, que a qualidade da assistência esteja superior ou inferior aos demais. As metas pactuadas não são valores idênticos fixados para todos e compará-los de forma linear é um equívoco.

Sobre os índices de Ingaí, a Superintendência Regional de Saúde esclarece que se o município de Lavras tivesse pactuado os mesmos valores de Ingaí, em dois dos indicadores analisados, teria alcançado as metas e alterado toda a classificação. Segundo a nota, este é um exemplo claro de que o estudo é uma ferramenta importante para a análise das formas de pactuação e não permite comparações simplistas, não podendo, então, ser destacado do contexto.

A Superintendência lamenta a utilização equivocada do material, já que o material não foi elaborado para publicação, nem se enquadra dentro dos padrões mínimos, considerando a falta de interpretação escrita dos gráficos pelos autores e a condição inacabada de análise, dentre outros motivos.

A Superintendência Regional de Saúde finaliza a nota esclarecendo que dispõe de uma Assessoria de Comunicação, constituída com a finalidade de conduzir suas publicações dentro das normas metodológicas e os princípios éticos.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras