Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 21/07/2021 12:34 - Atualizada em: 21/07/2021 15:45
Queimada urbana é uma prática criminosa comum em Lavras. Denuncie
O contato com a fumaça também pode causar alergias, pneumonia, insuficiência respiratória e problemas cardiovasculares

A fumaça, com a mudança do vento, invadiu os bairros no final da tarde, provocando muitos transtornos para os moradores. Fotos: Jornal de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Nesta época do ano, as queimadas urbanas são frequentes em Lavras, elas estão associadas ao clima seco da estiagem e em decorrência disso, aumentam a incidência de problemas respiratórios. Estima-se que nesta época do ano tem um aumento de 30% a 40% nos atendimentos por problemas respiratórios, e as crianças e os idosos são as mais afetados.

Ontem, terça-feira, dia 20, uma grande queimada criminosa nos fundos dos bairros Caminho das Águas I e II, tirou o sossego dos moradores daquela região. A fumaça espalhou no final da tarde e invadiu as residências, além de espalhar fuligem dentro das casas e sobre as roupas estendidas para secar.

O fogo também acaba levando para dentro das residências, cobras, escorpiões, aranhas, ratos, entre outras espécies que fora do seu habitat natural podem causar acidentes aos seres humanos.

Nas cidades as queimadas geralmente ocorrem de forma criminosa, por isso, todos estes transtornos para a saúde e para o meio ambiente poderiam ser evitados se as pessoas tivessem conhecimento dos problemas, porém, normalmente quem ateia fogo ao mato são pessoas desinformadas e sem cultura.

A prática das queimadas e seus efeitos diretos e indiretos podem ser interpretados juridicamente, está na lei que "causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem a pena é de reclusão de 3 a 6 anos e multa".

Se você testemunhar um crime desta natureza, denuncie, você estará protegendo sua saúde, de seus familiares e o meio ambiente.

A baixa umidade do ar por si só já é um agravante à saúde da população, associada à fumaça das queimadas o quadro só tende a piorar. Dados da Secretaria Municipal de Saúde, de agosto de 2019, doenças respiratórias como bronquite aguda ou crônica e asma aumentam, em média, 50% durante a estiagem. Na época a Secretaria aconselhava tomar bastante líquido, de preferência água, para hidratar o corpo; manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos; dormir em local arejado e umedecido. Pode-se utilizar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos e planejar as atividades físicas para o período da manhã (até as 10h) ou para o fim da tarde (depois das 17h).

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras