Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 17/05/2021 17:03 - Atualizada em: 17/05/2021 20:38
Onça capturada em Campo Belo e trazida para tratamento em Lavras ganhou a liberdade - veja vídeo
O felino foi solto em um local apropriado, numa área rica em água, abundante vida animal e de sua espécie

A onça suçuarana é jovem e gozava de boa saúde quando foi reintroduzida no seu habitat natural. Foto e vídeo: Polícia Militar do Meio Ambiente

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Na terça-feira, dia 11, a Polícia Militar do Meio Ambiente foi acionada por um fazendeiro de Campo Belo, que havia montado uma armadilha para capturar uma onça que estava matando suas galinhas. A onça foi capturada e trazida para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

O animal, uma onça suçuarana, também conhecida como onça-parda, era uma fêmea muito jovem. Ela foi sedada pela Polícia Militar do Meio Ambiente e trazida para o Hospital Veterinário da Ufla, onde passou por uma bateria de exames, coleta de sangue, exames de radiografia e retirada de parasitas através de um tratamento dermatobiose, sendo constatado que a suçuarana estava saudável e em plenas condições de ser reintroduzida em seu habitat natural.

Na última sexta-feira a onça-parda foi solta na natureza. Apesar dos poucos dias de contato com os profissionais do Hospital Veterinário, a onça conquistou a todos e até ganhou um nome: "Débora".

A onça foi novamente sedada para poder ser transportada até o local de soltura. Uma equipe da Polícia Ambiental composta pelo tenente Ludgero e sargento Tobias, acompanhados das graduadas em Medicina Veterinária, Letícia Guimarães Rufatto e Isabella Guimarães Gonçalves, sob a coordenação da professora Samantha Mesquita Favoretto, providenciaram o transporte e liberação do felino tomando todos os cuidados devidos.

Foi escolhida uma área com vasta e densa vegetação, área rica em nascentes de água e abundante vida animal, inclusive de outras onças da mesma espécie, dessa forma, com condições apropriadas para sobrevivência e desenvolvimento da jovem onça "Debora", bem como distante de residências, e áreas urbanizadas.

A devolução dos animais selvagens ao seu habitat natural contribui para o equilíbrio ecológico natural. Toda espécie tem sua devida função ecológica e o seu declínio provocado pelo homem causam problemas incalculáveis. Não permita que sejam capturados ou abatidos animais selvagens.

A polícia recomenda que com a presença de animais silvestres, é preciso tomar cuidado, evitar a aproximação e acionar os órgãos competentes.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras