Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 29/04/2021 17:46 - Atualizada em: 29/04/2021 21:56
Ufla é uma das 14 instituições federais mais conceituadas do Brasil, segundo MEC
Apenas 2% das instituições avaliadas pelo MEC estão na Faixa de pontuação 5

Vista parcial do campus da Ufla

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) alcançou, novamente, conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC), que foi a nota 5. Esse desempenho se repete desde os dados do IGC de 2008 e consolida a Ufla entre as universidades públicas mais qualificadas do País. Com o resultado, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) na semana passada, referente a números de 2019, a instituição lavrense tem o 11º melhor desempenho do Brasil entre as universidades públicas e o 3º em Minas Gerais.

Se observado o conjunto de instituições federais de ensino superior com nota no IGC, a Ufla é uma das 14 que registram o conceito mais elevado. São 13% das instituições públicas federais que têm a nota máxima, e o percentual sobe para 71% delas se considerados os conceitos 4 e 5.

O Inep classificou 2.070 instituições de ensino superior, entre universidades, centros universitários e faculdades (incluindo públicas e privadas) e, no geral, apenas 2% estão na Faixa 5 de pontuação. A maioria (64%) está no conceito 3.

No indicador Conceito Médio de Graduação (um dos que compõem o cálculo do IGC e representa a média dos conceitos dos cursos de graduação), a Universidade é a 3ª melhor no Brasil e 1ª em Minas. Isso evidencia alta qualidade em quesitos como o desempenho dos estudantes no Enade, as condições de oferta verificadas por medidas relativas ao corpo docente, à infraestrutura e a recursos didático-pedagógicos, bem como a percepção dos estudantes de graduação quanto às condições do processo formativo.

O reitor da Ufla, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, destaca que esse resultado é fruto do esforço de toda a comunidade e deve ser celebrado de forma compartilhada. "Gostaria de parabenizar a todos os membros da comunidade. Ninguém constrói um resultado desses sozinho. É um conceito que parte dos esforços de muitos: professores, técnicos administrativos, estudantes e gestores. Apesar de todas as dificuldades do momento, devemos continuar, em equipe, a construir uma Ufla cada vez melhor ao longo dos anos. Vamos continuar trabalhando muito para isso", diz.

Para o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, o resultado reforça a percepção de que a Instituição está cumprindo bem sua missão, refletindo a qualidade do trabalho, a competência e a dedicação de toda a comunidade acadêmica. "É preciso lembrar que, em 14 anos, passamos por dois ciclos consecutivos de expansão, ampliando em 100% nossa oferta de cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação, sem, no entanto, perdermos a qualidade ou abrirmos mão do máximo rigor na governança".

O IGC é um dos indicadores utilizados no País para avaliar as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Seus resultados estão relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mensura, entre outros aspectos, o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Segundo o Inep, para ter o IGC calculado, a instituição deve possuir, no mínimo, uma graduação com Conceito Preliminar de Curso (CPC) atribuído no triênio de referência do Enade. De 2017 a 2019, o exame avaliou cursos de cem áreas do conhecimento.

Em live realizada na semana passada pelo Inep para apresentação dos resultados, o órgão esclareceu que os dados de 2019 estão sendo divulgados com atraso pelo fato de terem contemplado informações provenientes de uma recoleta realizada pela Capes no final de 2020 nos cursos de pós-graduação, o que permitiu que o indicador se baseasse em informações mais atualizadas. Assim, no cálculo do IGC 2019, além do CPC, também foram consideradas informações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
O cálculo do IGC, portanto, tem como base a média do CPC, considerando o último ciclo do Enade como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Confira a lista de Universidades Públicas classificadas com conceito 5:
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Santa Cataria
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de Lavras
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Paraná
Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro"

Confira as 14 instituições públicas federais classificadas com conceito 5:
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Santa Cataria
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de Lavras
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Paraná

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras