Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Publicitária /


Publicada em: 21/04/2021 22:15 - Atualizada em: 22/04/2021 23:55
(Anúncio GRATIPÃO) Fermentação natural, a técnica que conquistou os apaixonados por pães
A fermentação natural é um retorno às origens da panificação

 

Você está andando pela rua e, de repente, um cheiro delicioso se espalha pelo ar. Caminha mais algumas quadras e descobre a origem do aroma. A Gratipão Artesanais, é uma micro padaria delivery em Lavras. Embora o cheirinho de pão assando seja um velho conhecido, de uns anos para cá ele ficou mais intenso. É que as técnicas de fermentação natural invadiram o mercado de panificação e fazem toda a diferença no olfato e no paladar. Um movimento recente, conta Rodrigo Castro, empresário da Gratipão Artesanais.

Segmento promissor para empreender

A Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) tem registrado um crescimento médio de 1 5% em todo o setor desde 2020, com faturamento de R$ 92 bilhões. O pãozinho não sai da mesa do brasileiro e, segundo um relatório feito pelo Sebrae, o consumo de pão artesanal representa 86% do total.

A fermentação natural é um retorno às origens da panificação. O processo utiliza bactérias cultivadas de forma artesanal, de longa fermentação - para se ter uma ideia, um pão pode levar até 48 horas para ficar pronto. Parece muito tempo para você? Então, saiba que o sabor e a textura fazem a espera valer a pena. É por isso que o número de profissionais que decidem empreender na área tem crescido bastante nos últimos anos. Dos 63,2 mil panificadores do Brasil, 60 mil são micro e pequenas empresas.


Da Europa para a esquina de casa

Fazer pão é uma arte e a fermentação natural tem tudo a ver com a possibilidade de empreender em algo que traga satisfação pessoal. A técnica é "importada" de outros continentes, como Europa e Estados Unidos, e começou a ganhar espaço por aqui no início dos anos 2000. "Entre 2001 e 2005, alguns profissionais foram buscar informação lá fora, alguns vieram de outros países para o Brasil e trouxeram o conceito. Franceses, Espanhóis e Italianos mostraram como é possível fazer um produto artesanal, com muito mais sabor, qualidade e valor agregado. A partir daí o brasileiro começou a trabalhar com a fermentação natural de forma mais ampla", conta Rodrigo Castro.

Grandes escolas, conta que boa parte dos alunos do curso de Chef Boulanger do Centro Europeu se apaixona pela fermentação natural e decide empreender na área, seja produzindo em casa ou abrindo uma loja de pães.

Com a demanda em alta, cursos online, presenciais, são divididos: a parte de panificação dá origem a uma formação específica na área, com foco ampliado para a fermentação natural. E o mercado preparou as pessoas que já têm um carinho especial por pães", finaliza o Rodrigo Castro da Gratipão Artesanais.

E estamos a cada dia, preparando outros produtos com várias experiências e degustações, assim vamos ampliando nossos produtos. Depois da sensacional Torta Cremosa de Frango com Catupiry, essa semana temos novidades, o famoso Pão de Provence, criado na Provença, França e conhecido aqui no Brasil como Pão Sovado, claro com uma receita modificada e criada pela Gratipão Artesanais e também nessa pegada forte em qualidade e reinventacões o nosso querido Brioche Francês será fabricado pela Gratipão Artesanais também. Um pãozinho bem saboroso Amanteigado e macio. Creio que nossos clientes vão se apaixonar por esses pães. Diz Rodrigo Castro um empreendedor nato que morou fora do Brasil e tem um vasto conhecimento em história das criações dos pães, de como cada pão foi criado e a origem.

 

GRATIPÃO Artesanais Lavras

Instagram: 

@gratipaoartesanais

Pedidos pelo WhatsApp:

Link: (35) 9 9803-3737

(35) 9 9958-6933

 

Pão Integral Multi Cereais Zero Açucar:

 

Torta de Frango Cremosa com Catupiry:

 

Ciabatta Artesanal Rústica:

 

Homus Tahine:

 

Baguette Francesa Artesanal:

 

Pão Rústico Artesanal:

 

Coalhada Síria e Antepasto de Beringela:

 

Pão Rústico Sírio:

 

Pão Provence:

 

Tomatinhos Confits:

 

Pain au Dolce Lait:

 

Pain au Chocolat:

 

Pain au Fromagê (queijo):

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras