Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 24/02/2021 08:50 - Atualizada em: 24/02/2021 13:42
Pesquisa da Ufla propõe método preciso, prático e rápido na elaboração de rações para frangos de corte
A união entre as áreas de Estatística e Zootecnia resultou em metodologias computacionais inovadoras e promissoras para a área da avicultura

Foto ilustrativa

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A indústria brasileira ligada à produção de frangos de corte ocupa uma posição de destaque no cenário econômico nacional e internacional, com previsões de bater recorde em 2021. Para que o produto chegue com qualidade ao consumidor, os cuidados se iniciam na alimentação das aves. Produtores buscam elaborar rações balanceadas e com teor nutricional necessário para o desenvolvimento adequado das aves, minimizando custos e impactos ambientais.

Com o intuito de contribuir para esse mercado, pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveram uma metodologia que calcula a quantidade necessária de alimento a ser consumida pelo frango, oferecendo assim uma ração balanceada. A linha de pesquisa, com professores do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET/UFLA) e da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV/UFLA), é inovadora por oferecer um método preciso, prático e rápido.

As equações propostas no estudo apresentaram resultados precisos, uma vez que foram avaliadas por meio de testes em laboratório e de bioensaios, para validação dos resultados. A pesquisadora Tatiane Carvalho Alvarenga, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária, ressalta que "a pesquisa contribui tanto em termos metodológicos quanto em termos práticos para a obtenção de produtos tecnológicos inovadores".

Os dados utilizados são de experimentos realizados no Brasil. As equações serão disponibilizadas em breve por meio de uma calculadora que pode ser instalada em celulares, tablets e computadores. O objetivo é atualizar o banco de dados utilizado na obtenção das equações provenientes de estudos de meta-análise.

A pesquisa Application of Bayesian networks to the prediction of the AMEn: a new methodology in broiler nutrition (Aplicação de redes bayesianas à predição da EMAn: uma nova metodologia em nutrição de frangos de corte), publicada na revista Translational Animal Science,da Oxford University Press, contou com a orientação do professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET/UFLA) Renato Ribeiro de Lima e colaboração dos professores da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV/UFLA) Paulo Borges Rodrigues e Renata Ribeiro Alvarenga, além, do pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação (PPGESIA/UFLA) Luiz Carlos Brandão Junior.

A determinação da energia de alimentos utilizados para frangos de corte pode ser realizada de diferentes formas. Uma delas é por meio de ensaios metabólicos, quando são realizados experimentos com animais e análises laboratoriais, cuja execução é demorada, de custo elevado e que interferem no bem-estar dos animais. Outra forma, de menor custo, que não utiliza animais, são as equações de predição que resultam na quantidade ideal de energia que o frango precisará em sua alimentação.

O professor Renato (ICET/UFLA) explica que a equipe de pesquisadores da área de Estatística e Zootecnia trabalha na obtenção de equações de predição da energia de alimentos para frangos de corte há algum tempo, imprescindíveis para os resultados do estudo. "Essas equações são de extrema importância na formulação de rações balanceadas, pois garantem que a energia disponível nos alimentos seja determinada de maneira precisa. Assim, o uso desses alimentos é otimizado, garantindo uma maior eficiência na produção de frangos de corte e diminuindo impactos ambientais".

Já foram obtidas várias equações de predição, que têm sido disponibilizadas em aplicativos ou planilhas para facilitar sua utilização. "O uso de metodologias estatísticas mais modernas, como as redes bayesianas, garantem a obtenção de equações de predição precisas", completa.

Rações balanceadas e precisão estatística
Por meio dos cálculos realizados, é possível saber a composição energética dos alimentos a serem utilizados e, sabendo o que o frango necessita, consegue-se rações balanceadas. As rações balanceadas para a nutrição de aves dependem do conhecimento da composição química dos alimentos e dos valores de energia metabolizável aparente corrigida pelo balanço de nitrogênio (EMAn).

A professora Renata ((FZMV/UFLA) enfatiza a importância do estudo para a área da avicultura e pontua sobre a necessidade de uma ração balanceada para que os animais expressem o máximo potencial genético. "Trata-se de uma linha de pesquisa inovadora para a área da avicultura, pois, para atender às exigências nutricionais das aves, é necessária a adequada formulação de rações que, por sua vez, depende da energia metabolizável presente nos alimentos. Portanto, a utilização das redes bayesianas para predizer os valores energéticos em função da composição química dos alimentos é de grande interesse para as indústrias", ressalta a pesquisadora.

Redes Bayesianas
As redes bayesianas são modelos gráficos que consistem na representação gráfica (grafo) e probabilística (distribuições de probabilidade condicionais e conjuntas) das variáveis.

"Nas áreas aplicadas, principalmente nas Ciências Agrárias, há pouquíssimas publicações que empregam a metodologia de redes bayesianas. No entanto, essa é uma linha de pesquisa inédita na nutrição de aves e que pode ser estudada por pesquisadores que têm o interesse na predição dos valores de energia metabolizável", comenta a pesquisadora Tatiane. O objetivo a partir de agora é trabalhar e desenvolver novas equações sempre atualizadas.

 

Fonte: Ufla

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras