Prefeita Jussara Menicucci e o capitão Jean Beethoven, na sala de monitoramento das câmeras, no 8º Batalhão
LAVRAS TEM Tutty Cerimonial. Quer saber? Clique aqui.
Esta semana foi assinada a renovação do contrato de Vídeovigilância na cidade e a inclusão de mais sete câmeras de monitoramento nas ruas de Lavras, elas serão instaladas em pontos estratégicos. O convênio foi assinado pela prefeita Jussara Menicucci e o 8º Batalhão.
Com a ampliação, serão agora 18 câmeras monitorando a cidade por 24 horas, garantindo a segurança dos cidadãos. Elas são monitoradas por policiais militares e servidores da prefeitura. As imagens são captadas em tempo real e transmitidas ao vivo para uma central de monitoramento no 8º Batalhão.
Segundo o Capitão Jean Beethoven, responsável pela Seção de Planejamento e Emprego Operacional do 8º Batalhão, que responde, entre outras, pela coordenação dos dados estatísticos da região, "o vídeo monitoramento das ruas de Lavras, em conjunto com as ações do 8º Batalhão, é uma ferramenta que ajudou a inibir os crimes contra o patrimônio nas zonas centro, sudoeste e norte da cidade."
Diversos delitos foram flagrados pelas câmeras, como assaltos, brigas, vandalismo, roubos de placas de trânsito, atos obscenos, que são imediatamente comunicados à viatura mais próxima que realiza a prisão do infrator. Por flagrar pessoas em atitudes suspeitas, o vídeo monitoramento é também uma importante ferramenta inibidora.
Paralelamente à instalação de câmeras de vigilância, a prefeitura investe também em iluminação de maior potência, isso para melhorar a visualização das câmeras e a segurança dos pedestres e motoristas da cidade.
Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras