Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Saúde /


Publicada em: 20/01/2021 10:57 - Atualizada em: 20/01/2021 16:05
LabCovid e Prefeitura de Ingaí realizam coleta para exame de Covid-19
Prefeitura de Ingaí faz parceria com o LabCovid, laboratório da Universidade Federal de Lavras

Vereador João Luís Nogueira, médico José Cherem, prefeito de Ingaí Giuliano Ribeiro Pinto; gestora de Saúde Samara Esther Silva Costa; vereadora Maria Regina da Silva e a coordenadora do LabCovid Joziana Muniz Barçante

.


Diário da obra Dê play para ver

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

A equipe do LabCovid esteve na cidade de Ingaí na segunda-feira, dia 18, realizando coleta de amostras em profissionais da saúde e servidores do município. O LabCovid é um laboratório molecular da Universidade Federal de Lavras (Ufla) para análise de testes de coronavírus, o laboratório tem uma estrutura com equipamentos de tecnologia avançada para ajudar no diagnóstico da Covid-19. Ele realiza testes de biologia molecular em um primeiro momento para enfrentamento da doença.

Foi realizada a coleta em 40 pessoas assintomáticas, utilizando Swab nasal para realização de diagnóstico molecular para pesquisa da infecção pelo Sars-CoV-2. O objetivo é pesquisar, identificar e isolar pessoas infectadas e assintomáticas que são potenciais transmissoras do vírus, contribuindo para o achatamento da curva transmissão. A identificação dos assintomáticos é orientada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com fator decisivo na luta contra a Covid-19.

A parceira foi iniciativa do prefeito de Ingaí Giuliano Ribeiro Pinto, do vereador João Luís Martins Nogueira e dos coordenadores do LabCovid/Ufla professora Joziana Muniz de Paiva Barçante e Técnico-médico José Cherem.

Durante o evento a professora Joziana e o médico José Cherem responderam às dúvidas sobre a doença e o sobre o difícil momento que passa nossa região. Prefeito Giuliano salientou sua preocupação com a situação da pandemia e a importância da parceria com Ufla através do LabCovid além de agradecer a presença da equipe e servidores da Ufla.

Além disso realizou-se a capacitação dos técnicos de Ingaí na coleta do material para diagnóstico, com a participação de Pedro Augusto Almeida Luciano e Ana Paula Cardoso Tavares, colaboradores do LabCovid.

A Ufla tem se mantido atuante e tem procurado chegar aos municípios do entorno através de parcerias para o enfrentamento a esta importante doença. Os trabalhos contam com o apoio e incentivo do reitor João Chrysostomo. A estrutura do LabCovid será útil também pós-pandemia, pois todos material poderá ser usado para diagnosticar dengue, leishmaniose, febre amarela, Zika vírus e outras doenças tropicais.

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) credenciou toda a estrutura, com isso, a medicina em Lavras avança no que tange aos diagnósticos de casos do novo coronavírus. O teste molecular TR-PCR, que é feito a partir da coleta de material nas narinas, são analisado no laboratório.

A coordenadora do laboratório e pró-reitora de pesquisa da Ufla, Joziana Barçante, é bióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Ciências pelo Departamento de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutorados também pela UFMG nas áreas de parasitologia e imunoparasitologia.


 

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Casal que vendia droga pelo sistema delivery e recebia com cartão foi preso em Lavras
IBGE vai contratar 106 pessoas em Lavras para a realização do Censo 2021
Gasolina e óleo diesel terão reajuste nesta sexta-feira; este é o quarto reajuste do ano
SES vai suspender cirurgias eletivas não essenciais em todo o estado por causa da Covid
Procura por agricultor de Lavras que estava desaparecido chega ao fim de forma trágica
Vereador Possato protocolou pedido de instauração da CPI das Vacinas em Lavras
LabCovid: Ufla explica como funciona o laboratório - veja vídeo
Copasa pode ter que devolver cobrança a mais de 500 mil consumidores
Acidente na BR-265 destrói 16 doses de vacina contra Covid
Ladrões furtaram bobinas de fios de cobre para vender como sucata em Lavras, material avaliado em R$ 10 mil

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras