Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 20/01/2021 10:57 - Atualizada em: 20/01/2021 16:05
LabCovid e Prefeitura de Ingaí realizam coleta para exame de Covid-19
Prefeitura de Ingaí faz parceria com o LabCovid, laboratório da Universidade Federal de Lavras

Vereador João Luís Nogueira, médico José Cherem, prefeito de Ingaí Giuliano Ribeiro Pinto; gestora de Saúde Samara Esther Silva Costa; vereadora Maria Regina da Silva e a coordenadora do LabCovid Joziana Muniz Barçante

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A equipe do LabCovid esteve na cidade de Ingaí na segunda-feira, dia 18, realizando coleta de amostras em profissionais da saúde e servidores do município. O LabCovid é um laboratório molecular da Universidade Federal de Lavras (Ufla) para análise de testes de coronavírus, o laboratório tem uma estrutura com equipamentos de tecnologia avançada para ajudar no diagnóstico da Covid-19. Ele realiza testes de biologia molecular em um primeiro momento para enfrentamento da doença.

Foi realizada a coleta em 40 pessoas assintomáticas, utilizando Swab nasal para realização de diagnóstico molecular para pesquisa da infecção pelo Sars-CoV-2. O objetivo é pesquisar, identificar e isolar pessoas infectadas e assintomáticas que são potenciais transmissoras do vírus, contribuindo para o achatamento da curva transmissão. A identificação dos assintomáticos é orientada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com fator decisivo na luta contra a Covid-19.

A parceira foi iniciativa do prefeito de Ingaí Giuliano Ribeiro Pinto, do vereador João Luís Martins Nogueira e dos coordenadores do LabCovid/Ufla professora Joziana Muniz de Paiva Barçante e Técnico-médico José Cherem.

Durante o evento a professora Joziana e o médico José Cherem responderam às dúvidas sobre a doença e o sobre o difícil momento que passa nossa região. Prefeito Giuliano salientou sua preocupação com a situação da pandemia e a importância da parceria com Ufla através do LabCovid além de agradecer a presença da equipe e servidores da Ufla.

Além disso realizou-se a capacitação dos técnicos de Ingaí na coleta do material para diagnóstico, com a participação de Pedro Augusto Almeida Luciano e Ana Paula Cardoso Tavares, colaboradores do LabCovid.

A Ufla tem se mantido atuante e tem procurado chegar aos municípios do entorno através de parcerias para o enfrentamento a esta importante doença. Os trabalhos contam com o apoio e incentivo do reitor João Chrysostomo. A estrutura do LabCovid será útil também pós-pandemia, pois todos material poderá ser usado para diagnosticar dengue, leishmaniose, febre amarela, Zika vírus e outras doenças tropicais.

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) credenciou toda a estrutura, com isso, a medicina em Lavras avança no que tange aos diagnósticos de casos do novo coronavírus. O teste molecular TR-PCR, que é feito a partir da coleta de material nas narinas, são analisado no laboratório.

A coordenadora do laboratório e pró-reitora de pesquisa da Ufla, Joziana Barçante, é bióloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Ciências pelo Departamento de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutorados também pela UFMG nas áreas de parasitologia e imunoparasitologia.


 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras