Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Educação /


Publicada em: 14/01/2021 15:56 - Atualizada em: 14/01/2021 22:52
Projeto da Ufla em parceria com a UFV é vencedor do Prêmio de Inovação Roullier 2020
Premiação internacional é uma das mais concorridas da área de nutrição animal

 

.


Diário da obra Dê play para ver

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Considerada uma das mais importantes e prestigiadas prêmiações da área de nutrição animal, o Prêmio de Inovação Roullier (Roullier Innovation Awards) tem como vencedor, na edição 2020, o projeto intitulado "Uso de uma abordagem de biologia de sistemas para otimizar a nutrição de nitrogênio e fósforo durante as fases iniciais da vida em bovinos"(em inglês, "Use of system biology approach to optimize Nitrogen and Phosphorus nutrition during early life development of cattle), e é liderado pelo professor da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da UFLA Mateus Pies Gionbelli, juntamente com o professor Marcio Duarte do Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O projeto tem como objetivo otimizar a nutrição e fisiologia durante os estágios iniciais do desenvolvimento do gado, ou seja, desde o período de gestação dos bovinos, por meio de um melhor entendimento global dos mecanismos fisiológicos e bioquímicos envolvidos, correlacionando informações zootécnicas e dados "ômicos", analisados ​​de acordo com seu domínio: conjunto de genes (genômica), RNA (transcriptômica), proteínas (proteômica), metabólitos (metabolômica).

Para o professor Mateus, o prêmio, além de auxiliar no desenvolvimento da pesquisa, é também um grande estímulo para continuidade e evolução das pesquisas do grupo. Os professores lideram o grupo de pesquisa do CNPq sobre Nutrição Gestacional e Programação Fetal. As pesquisas realizadas pelo grupo iniciaram no Brasil em 2014, e diversos artigos científicos já foram publicados em revistas científicas de impacto mundial na área. O projeto será importante para gerar conhecimento inovador para a ciência e setor produtivo, além de contribuir para a formação de alunos de graduação e pós-graduação de ambas as instituições que poderão atuar no projeto.

A edição 2020 do Innovation Awards Roullier, promovida pelo Centro Mundial de inovação do Grupo Roullier (CMI), recebeu mais de 100 projetos candidatos ao prêmio, nas áreas de Nutrição Vegetal e Nutrição Animal, oriundos de mais de 30 países. Dois júris internacionais revisaram rigorosamente os projetos e escolheram os vencedores baseados em critérios como inovação científica e potencial industrial. Segundo os jurados, o projeto das duas universidades mineiras possui o equilíbrio ideal entre excelência científica e utilidade industrial.

Para o desenvolvimento do projeto, os pesquisadores contarão com o financiamento de 75 mil euros e um contrato de pesquisa de um ano como premiação. Conforme o professor Mateus, a premiação é muito gratificante."Isso mostra que o que temos pesquisado é relevante para a ciência e a indústria em nível mundial", diz.

Esta foi a primeira vez que, além de nutrição vegetal, houve premiação também para a área de nutrição animal. O resultado da edição 2020 saiu este mês e a premiação foi realizada on-line.

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Publicado o decreto de retomada gradual das aulas presenciais das redes pública e particular de Lavras
Rotary Club de Lavras Sul comemora 116 anos de Rotary Internacional - veja fotos
Encontrado o corpo da criança que foi jogada em rio no Sul de Minas
Tamanduá ferido foi resgatado pela PM do Meio Ambiente em Candeias e trazido para Lavras
Casal que vendia droga pelo sistema delivery e recebia com cartão foi preso em Lavras
Gasolina e óleo diesel terão reajuste nesta sexta-feira; este é o quarto reajuste do ano
SES vai suspender cirurgias eletivas não essenciais em todo o estado por causa da Covid
Procura por agricultor de Lavras que estava desaparecido chega ao fim de forma trágica
Vereador Possato protocolou pedido de instauração da CPI das Vacinas em Lavras
LabCovid: Ufla explica como funciona o laboratório - veja vídeo

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras